É a mais antiga dos Açores
A Conferência Vicentina de São Salvador , da Sé de Angra, comemora o 120º aniversário da sua fundação, no dia 2 de Dezembro, informa uma nota enviada ao sítio Igreja Açores.
Foi fundada no ano jubilar das comemorações da definição dogmática da Imaculada Conceição em 1904, integrando as grandes festividades e teve carta de agregação passada pelo Conselho Geral de Paris de 15 de Junho de 1908, sublinha a nota.
“Foi a primeira Conferência Vicentina dos Açores, graças ao empenho do deão Dr. José dos Reis Fisher. De início sob a designação de Conferência de Angra do Heroísmo, passou a ser mais tarde a Conferência de S. Vicente de Paulo da Sé” como refere o Boletim Eclesiástico nº 390, de dezembro de 1904 citado na nota.
No dia 1 de Dezembro será celebrada uma Missa de ação de graças, presidida pelo Bispo Diocesano, com a renovação das promessas dos vicentinos e representações de outras conferências da Ilha.
Neste momento, a conferência assiste 9 famílias e conta com 6 vicentinos.
“A sua presença na nossa comunidade continua a ser um belo testemunho de caridade, inspirada na vida de S. Vicente de Paulo e em Frederico Ozanan, fundador das Conferências Vicentina”, refere ainda a nota fazendo um apelo á renovação da Conferência com a entrada de novos voluntários, “para que esta não perca a sua vitalidade e missão”.