Conferência Vicentina da Sé completa 120 anos

É a mais antiga dos Açores

Foto: Igreja Açores /José Cabral

 

A Conferência Vicentina de São Salvador , da Sé de Angra, comemora o 120º aniversário da sua fundação, no dia 2 de Dezembro, informa uma nota enviada ao sítio Igreja Açores.

Foi fundada  no ano jubilar das comemorações da definição dogmática da Imaculada Conceição em 1904, integrando as grandes festividades e teve carta de agregação passada pelo Conselho Geral de Paris de 15 de Junho de 1908, sublinha a nota.

“Foi a primeira Conferência Vicentina dos Açores, graças ao empenho do deão Dr. José dos Reis Fisher. De início sob a designação de Conferência de Angra do Heroísmo, passou a ser mais tarde a Conferência de S. Vicente de Paulo da Sé” como refere o Boletim Eclesiástico nº 390, de dezembro de 1904 citado na nota.

No dia 1 de Dezembro será celebrada uma Missa de ação de graças, presidida pelo Bispo Diocesano, com a renovação das promessas dos  vicentinos e representações de outras conferências da Ilha.

“Atualmente somos sete membros ativos e temos 10 assistidos” refere ao sítio Igreja Açores José Silveira presidente da Conferência desde 1998.

“O envelhecimento desta conferência, como do Movimento em geral, é um problema porque nos somos sete e o mais velho tem 88 anos e o mais novo 64. Temos de renovar esta equipa porque as pessoas não podem ficar sem assistência” refere com o zelo de que visita semanalmente os assistidos porque a “indiferença é um mal que afeta as pessoas hoje” e há muita gente “que precisa de nós” refere José Silveira.

Amar, servir e evangelizar é o lema vicentino, que o José Silveira e a mulher levam à letra não só na Conferência mas também no voluntariado que fazem no Hospital do Santo Espírito e como Ministros Extraordinários da comunhão na paróquia da Sé. É também membro de uma Equipa de Nossa Senhora.

“Este envolvimento vem desde que fiz com o padre Jorge Reis o Cursilho de Cristandade. Desde aí o meu compromisso tem sido total” refere ainda.

No domingo a missa será presidida pelo Bispo de Angra.

Scroll to Top