Conferência Episcopal Portuguesa reúne-se em Assembleia Plenária

Reunião decorre entre 28 de abril e 1 de maio

Foto: Conferência Episcopal Portuguesa

Os trabalhos da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa têm início às 16h00 do dia 28 de abril, segunda-feira, e terminam às 13h00 do dia 01 de maio e os órgãos de Comunicação Social estão convidados para a sessão de abertura, que vai decorrer na Casa Nossa Senhora das Dores às 16h00 do dia 28 de abril, na qual usará da palavra D. José Ornelas, presidente da CEP, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 01 de maio, a conferência de imprensa com os órgãos de comunicação social vai realizar-se, às 15h00, no Centro Pastoral Paulo VI.

Após a leitura do comunicado final, o Presidente da CEP vai “estar disponível para responder às questões dos jornalistas sobre os temas tratados na Assembleia Plenária”.

Durante a assembleia está prevista uma celebração eucarística pelo Papa Francisco, cuja data e local vai ser dado conhecimento.

A CEP foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005; é o conjunto dos bispos das dioceses que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços.

Para que uma Conferência Episcopal possa legislar com obrigação de acatamento em todas as dioceses, exigem-se pelo menos dois terços de votos favoráveis dos membros de pleno direito da Assembleia Plenária, a confirmação da Santa Sé e a promulgação segundo o direito canónico.

 

AGENDA da ASSEMBLEIA PLENÁRIA

– Palavras de abertura, pelo Presidente da CEP
– Informações e propostas das Comissões Episcopais e Delegados da CEP
– Reflexão em “estilo sinodal” sobre a situação dos Seminários (todo o dia 29)
– Proposta de documentos: Liturgia viva da Igreja; O primado da pessoa e da sua consciência; a família
– Processo sinodal: informação e seguimento 2025-2028
– Jubileu 2025: partilha e proposta de celebração comum
– Proteção de menores e adultos vulneráveis: ponto da situação sobre o processo de compensações financeiras
– Nomeações para vários organismos da CEP
– Relatório de Contas 2024 do Secretariado Geral da CEP

(Com Ecclesia)

Scroll to Top