Concerto solidário reúne músicos ucranianos pela Paz

Iniciativa assinala o fim da Semana Nacional da Cáritas, a 20 de março, na Sé de Angra

A Catedral diocesana dos Açores recebe no dia 20 de março, pelas 15h00, um concerto de solidariedade que reúne música e músicos da Ucrânia, a favor das vítimas da guerra, numa iniciativa conjunta entre a Cáritas Diocesana e a Paróquia da Sé.

A iniciativa que pontua o último dia da Semana Nacional da Cáritas, cuja receita está destinada ao apoio às vitimas da guerra naquele país de leste, é de entrada livre mas apela-se à generosidade do público dado que os donativos serão para apoiar as vítimas ucranianas.

Neste momento estima-se que mais de dois milhões de ucranianos já deixaram o país, sobretudo mulheres e crianças pois desde que a lei marcial impera no país, depois da invasão russa no passado dia 24 de fevereiro, os homens maiores de 18 anos e com idades até aos 65, não podem sair da Ucrânia.

Nos Açores a comunidade ucraniana é muito significativa e remonta à década de 90 com a imigração de muitos músicos e artistas ao serviços nos conservatórios regionais de Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo.