Festa decorre este fim de semana em Ponta Delgada
A comunidade paroquial da Fajã de Cima, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, está a celebrar este fim de semana a festa em honra da sua padroeira- Nossa Senhora da Oliveira- informa uma nota paroquial a que o Portal da Diocese teve acesso esta sexta feira.
As solenidades religiosas concentram-se no fim de semana com a recitação do terço e louvor de Nossa Senhora da Oliveira, amanhã pelas 19h00, conduzidos pelo grupo de romeiros da paróquia, que também animará a missa vespertina solenizada.
Depois da Eucaristia realiza-se a procissão com os diferentes andores nas principais artérias da freguesia, acompanhada pela Filarmónica Lira Nossa Senhora da Oliveira.
No domingo realizam-se duas missas, com destaque para a missa solene, às 11h30. A procissão realiza-se às 16h45 e conta com a participação de nove bandas filarmónicas- Harmonia Mosteirense (Mosteiros), Nossa Senhora dos Remédios (Remédios da Bretanha), Lira de São Roque (São Roque); Estrela D´Alva (lagoa), Nossa Senhora da Luz (fenais da Luz); Aliança dos Prazeres (Pico da Pedra); Voz do Progresso (Ribeira Grande); Nossa Senhora dos Anjos (Fajã de Baixo) e Lira Nossa Senhora da Oliveira (Fajã de Cima).
Na segunda-feira, último dia da festa, a Eucaristia terá lugar às 19h30, seguindo-se a procissão para a bênção do gado oferecido à Igreja e Bodo de Leite.
A par do programa religioso, a paróquia organiza um programa cultural, com destaque para o concerto no dia principal da festa, da Banda harmonia Mosteirense, às 22h00 e, na segunda feira, a atuação do Grupo Folclórico de Santa Cecília, seguida de um concerto pela Filarmónica Lira Nossa Senhora da Oliveira.
A festa terminará com uma saudação de despedida à imagem de Nossa Senhora da Oliveira, agendada para a meia noite.
Nessa altura despedem-se também da comunidade os Padres Paulo Borges e Hélder Cosme que, juntamente com o Pe José da Encarnação Cabral, têm sido párocos in solidum desta comunidade.
A partir do dia 14 de setembro, entrará na paróquia um novo sacerdote, o Pe Marco Gomes, até agora a prestar serviço na Sé de Angra e na direção do Serviço Diocesano da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja.
O Serviço litúrgico nesta comunidade paroquial até à entrada do novo sacerdote será assegurada pelo Pe José da Encarnação Cabral.