Jornalistas, colaboradores de jornais, de rádios e de gabinetes de imprensa, assim como responsáveis pelo setor da comunicação na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vão participar no Jubileu do Mundo das Comunicações, entre 24 e 26 de janeiro, em Roma.
De acordo com um comunicado de imprensa do Gabinete de Comunicação da CEP citado pela Agência Ecclesia, a presença do grupo de Portugal começa com um diálogo sobre o tema “Francisco, um pontificado de esperança”, que conta com a presença da primeira mulher responsável por um dicastério da Santa Sé.
A irmã Simona Brambilla, prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, participa no diálogo sobre o atual pontificado com o cardeal D. José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, que acolhe a realização do encontro que reúne a delegação de comunicadores de Portugal na celebração jubilar no dicastério que preside, e onde vai intervir também o padre Antonio Spadaro, subsecretário deste organismo da Cúria Romana.
A partir da tarde do dia 24, sexta-feira, o grupo de Portugal, composto por 40 participantes, integra-se nas celebrações do Jubileu do Mundo das Comunicações, que começam na Basílica de São João de Latrão com uma Missa que, após o acolhimento, vai celebrar a memória de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas e escritores.
No sábado, o programa do Jubileu começa com a passagem da Porta Santa na Basílica de São Pedro, a que se segue o encontro cultural “Diálogo com Maria Ressa e Colum McCann”, moderado por Mario Calabresi.
A manhã de sábado conclui-se com um encontro com o Papa Francisco, na Aula Paulo VI.
Durante a tarde de sábado, decorrem em vários pontos de Roma “Diálogo com a cidade”, onde vão ser debatidos os temas: “Comunicação e esperança”, “Jubileu de esperança”, “Jornalismo como missão”, “Jornalismo ao serviço da democracia”, “Comunicar esperança e paz”, “Da competição à colaboração”, “Como os media católicos podem ser construtores de paz” e Contar a Igreja a partir de Roma”.
O Jubileu do Mundo das Comunicações, a primeira celebração jubilar que vai motivar a peregrinação a Roma de diferentes setores profissionais e da pastoral da Igreja Católica, termina com a Missa presidida pelo Papa, na Basílica de São Pedro, que assinala o Domingo da Palavra, instituído por Francisco em 2019.
O Jubileu 2025, 27.º jubileu ordinário da história da Igreja, foi proclamado pelo Papa Francisco na bula intitulada ‘Spes non confundit’ (A esperança não engana) e teve início no dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, e termina no dia 6 de janeiro de 2026.
O Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro Ano Santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, a cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos
(Com Ecclesia)