O Conselho Pastoral Diocesano reuniu-se em Angra do Heroísmo de 22 a 24 de Novembro de 2013, no Ano em que a Igreja nos Açores está empenhada na “Comunicação Social e Nova Evangelização”. O Conselho Pastoral é um órgão Diocesano, que reúne de dois em dois anos, sendo o mais representativo da Diocese, integrando maioritariamente leigos, provenientes de todas as Ilhas e Sectores Pastorais.
No momento em que se encerra o Ano da Fé, em que decorrem as comemorações dos cinquenta anos do Concilio Vaticano II e dos vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, o Conselho faz uma avaliação positiva da vivência deste ano, por ter centrado o essencial da vida cristã na Fé. Foram utilizados todos os momentos marcantes das várias comunidades para destacar o tema da Fé, quer na Fé esclarecida, celebrada e comprometida. No entanto, não se sentiu que este Ano da Fé influenciasse, com a mesma intensidade, todos os cristãos na sua vida.
Nas nossas comunidades comunicamos para dentro e fora da Igreja, levando a alegria do Evangelho através dos Sacramentos, Movimentos, Catequese, testemunho da vida cristã, e também recorrendo às novas tecnologias, tentando chegar a todos.
O Conselho aponta para a necessidade da criação de equipas paroquiais, de Zona ou de Ouvidoria, responsáveis pelo envio de informação ao Gabinete Diocesano de Comunicação.
Para promover a evangelização na comunicação social, até que seja possível a edição de um Semanário em versão digital e/ou papel, o Conselho indica que se efetue a passagem do site da Diocese a portal, que integre todos os meios de multimédia já existentes nas paróquias e Ouvidorias, Serviços, Movimentos Laicais e Congregações Religiosas presentes nos Açores.
O Conselho sugeriu ainda, que se intensifique a presença da Igreja nos meios de comunicação tradicionais, televisão, rádio e jornais.
Utilizando a oportunidade das novas tecnologias, propôs, também, a realização de encontros de reflexão, por forma a promover a coesão entre as diferentes ilhas, com menos custos.
Para o próximo triénio o Conselho privilegiou o primado da Graça pela Escuta da Palavra de Deus, pela vivência dos Sacramentos e pelo Serviço da Caridade, com expressão nas instituições sociais da Igreja.
Em resposta ao repto lançado pelo Papa Francisco, a Igreja Diocesana deve aproximar-se das pessoas de uma forma simples e eficaz, criando pontes para os que estão afastados e dando, à luz do Evangelho, resposta e ajuda para as questões atuais que as preocupam, de forma que cada um possa perceber o que Deus quer de si.
A Igreja Diocesana, no seguimento da celebração do Ano da Fé, é desafiada a uma partida para uma Nova Evangelização, marcada pelo testemunho feliz de quem se sabe discípulo de Jesus.
Na resposta ao desafio do Papa Francisco a Igreja Diocesana, especialmente os Movimentos e Serviços ligados à Família, deve empenhar-se na preparação do próximo Sínodo sobre esta temática, sobretudo durante os próximos dois anos.
Finalmente, em comunhão com as outras Dioceses do país, no âmbito das comemorações do centenário das aparições de Fátima, deverá ser cuidadosamente preparada e vivida a vinda aos Açores da Imagem Peregrina, na Primavera de 2016, para que este seja um momento de aprofundamento da vida espiritual das famílias e das comunidades açorianas.
A próxima Sessão Ordinária do Conselho Pastoral Diocesano ficou marcada para o ano de 2015.
No encerramento do Ano da Fé,
Angra do Heroísmo, 24 de Novembro de 2013