Iniciativa “got talent” celebra-se a 9 de abril nos Ginetes
A jornada diocesana que assinala o Dia Mundial da Juventude, a 9 de abril (domingo de Ramos), em São Miguel, na paróquia dos Ginetes tem como tema “Com Maria caminhamos com Jesus”, informa uma nota enviada pelo Serviço diocesano ao Sitio Igreja Açores.
“Este é um dia de encontro, de partilha de vivências e experiências”, entre os jovens das diversas Comunidades e Ouvidorias da Ilha, e pretende ser momento “privilegiado de vivência e celebração da fé: um dia de espiritualidade, celebração e alegria, despertando também nos jovens a consciência de serem igreja e chamados a ser testemunhas e Jesus junto dos outros jovens: o jovem evangeliza o outro jovem!”, refere a nota do responsável diocesano Pe. Norberto Brum.
O tema escolhido inspira-se no Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima e na própria mensagem do Papa Francisco para este dia, na qual pede para os jovens seguirem o exemplo e o compromisso de Maria.
Este ano o Dia Mundial da Juventude será marcado pela realização do Festival “Juventude God Talent”, com o qual se pretende que os jovens expressem a sua fé e os talentos dados por Deus através de artes do palco.
“Quando as artes, particularmente as de palco, começam a ganhar cada vez mais terreno e adeptos, urge colocá-las ao serviço da evangelização e da transmissão dos valores mais elementares da vida” sublinha a nota.
“Os jovens têm imensos talentos, tantas vezes escondidos ou desperdiçados, talentos que bem podem, e devem, estar ao serviço da transmissão da fé”, precisa o Pe. Norberto Brum.
“Juventude Gog Talent” , neste contexto significa “os jovens têm o “talento” de Deus! Deus é que é o nosso verdadeiro Talento, e esse nós no-Lo temos!”, refere ainda a nota.
Com esta iniciativa , pretende-se que os “jovens descubram que Deus é o seu maior “talento”: Mais que uma qualquer arte ou talento humano, Deus é o nosso maior e melhor “Talento” e é precisamente esse “Talento” que pretendemos que Se manifesta através dos outros talentos humanos, como sejam o teatro, a música, a dança ou outro”, adianta.
Todas as actuações deverão ter como pano de fundo a Parábola dos Talentos, tendo presente também o próprio tema das Celebrações: “Com Maria caminhamos para Jesus”.
Cada actuação não deverá exceder o tempo limite de 5 minutos e poderão concorrer de forma individual, no entanto é privilegiada a participação em grupo.
“Com este Festival pretende-se não só colocar à vista os talentos e a arte dos jovens mas, sobretudo, colocar a arte ao serviço da evangelização e da transmissão de valores. Mais que um concurso quer-se que seja um momento de arte, cultura e espiritualidade”, sublinha a nota.
Neste “Juventude God Talent”, será o público a escolher e a decidir os lugares do “pódio”.
Os jovens que desejarem participar neste Festival deverão inscrever-se através de um formulário próprio que se encontra na Pagina do Faceboock “Dia Mundial da Juventude – 2017, ou através do e-mail: pja.comunicacao@gmail.com
As Celebrações do Dia Mundial da Juventude “são sempre momentos altos de vivência festiva da fé para os jovens, e constituem um desafio à necessidade, cada vez maior, de se sentirem, e serem, testemunhas de Jesus no mundo, particularmente nos seus ambientes, famílias e comunidade”.
“No dia 09 de Abril queremos que os “passos” dos jovens micaelenses se dirijam para a freguesia de Ginetes, qual romaria juvenil, numa feliz participação e envolvimento: é o início da Semana Santa”, refere a nota.
A mensagem do Papa Francisco aos jovens de todo o mundo sublinha a importância de Maria, como exemplo e testemunho e pede aos jovens para estarem em sintonia com o Sinodo.
Francisco refere-se depois a Nossa Senhora que acompanha neste caminho como Aquela que soube fazer a vontade do Senhor, que soube pôr-se a caminho para encontrar sua prima Isabel, idosa e necessitada da sua proximidade.
“Não fica fechada em casa, porque não é uma jovem-sofá que procura estar cómoda e num lugar seguro, sem que ninguém a incomode. É movida pela fé, porque a fé é o coração de toda a história da nossa Mãe”.
“Caros jovens, Deus olha também para vós e vos chama e quando o faz vê todo o amor que sois capazes de dar”, conclui.