“É importante que as crianças aprendam a ser criativas e a divertirem-se de forma saudável”, afirma diretora
O Colégio de São Francisco Xavier, em Ponta Delgada, organizou esta tarde de sábado um baile de Carnaval.
“Quisemos juntar novamente as famílias e envolvê-las na vida e nas atividades do Colégio e, por isso, aproveitamos o Carnaval para as convidar a vir até cá novamente” afirmou ao Sítio Igreja Açores a irmã Domingas Lisboa, diretora do Colégio.
Danças, desfiles da Creche, do Jardim de Infância e do Primeiro Ciclo; malassadas e muitos confetis, animaram esta tarde diferente para a comunidade do Colégio.
“É importante perpetuarmos a tradição e que as crianças aprendam a fantasiar-se e a serem criativas, divertindo-se de forma saudável”, afirma ainda a diretora do único Colégio Católico de Ponta Delgada.
“Trata-se de um momento de convívio entre a escola, pais e família e isso é muito importante para o nosso meio, para criarmos laços”, acrescentou ainda a religiosa que também se “fantasiou” de girassol.
O lema do ano no Colégio é, justamente, “Sede um girassol na vida do teu irmão” e será o tema que animará as fantasias que o Colégio irá mostrar à cidade de Ponta Delgada na próxima sexta-feira, 9 de fevereiro, dia em que a autarquia organiza, com as escolas do concelho, o desfile de carnaval pela baixa.
“Este baile de Carnaval é um convívio para encerrar o Tempo Comum, para entrarmos na Quaresma, que é um tempo de maior reflexão e oração, mas antes, nós e os pais, ainda desfilaremos na cidade na próxima sexta-feira. Estão todos muito empenhados”, refere ainda.
O colégio procura pontuar algumas festas do ano perpetuando as tradições mais enraizadas na cultura local. Durante a Quaresma as crianças mais velhas participarão numa romaria entre o Colégio e o Convento da Esperança, envolvendo as famílias e também alguns mestres de romeiros que ajudam na preparação da Romaria do Colégio de São Francisco Xavier que já se realiza há mais de duas décadas.
O Colégio de São Francisco Xavier, com valências da Creche ao Segundo Ciclo, acolhe cerca de 300 crianças e tem 55 colaboradores. É gerido pelas Irmãs de São José de Clunny.
A Congregação de São José de Cluny, fundada por Anne-Marie Javouhe, a 12 de maio de 1807, em França, chegou aos Açores em 1893. As Irmãs formaram uma escola e depois deram apoio aos jovens carenciados através do Lar da Mãe de Deus, que acolhia crianças desfavorecidas e excluídas pelas famílias.
Antes, em 1891, as religiosas abriram o seu primeiro Estabelecimento de Ensino, em Lisboa; com a república, em 1910, foram expulsas de Portugal e regressaram 11 anos depois; Atualmente, a Província Portuguesa de S. José de Cluny é constituída por 199 religiosas, em 21 comunidades.