Colégio de Santa Clara encerra comemorações dos 50 anos com lançamento de selo

Últimos eventos estão agendados para os dias 4 e 6 de outubro

O Colégio de Santa Clara, na ilha Terceira, vai encerrar o programa comemorativos dos seus 50 anos com o lançamento de um selo e de uma publicação alusiva à história deste estabelecimento de ensino orientado pela Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

Um jantar de gala, no Clube de Golfe da ilha Terceira, no dia 4 de outubro, aberto a toda a comunidade, especialmente aos atuais e antigos alunos da instituição e uma Missa de ação de graças no dia 6 de outubro, são os dois eventos que encerram as comemorações de meio século de atiuvidade desta instituição, informa uma nota a que o Sitio Igreja Açores teve acesso.

O Colégio de Santa Clara, instituição pertencente à Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição(CONFHIC), é uma escola católica que se notabilizou pela sua pedagogia “baseada no amor, no acolhimento e na alegria”, sublinha a nota.

“O Colégio de Santa Clara, sendo uma Escola Católica, é para a pessoa e da pessoa, radicando toda a sua missão e visão na mensagem de Jesus Cristo que ilumina o Ser e o Saber humano”, refere ainda a nota assinada pela sua diretora, Irmã Helena Godinho.

Como escola católica, estimula a aprendizagem de valores como “o diálogo, respeito, compreensão, ajuda e corresponsabilidade de modo a que a Comunidade Educativa se torne Escola e Espaço de Fraternidade, Solidariedade e Cidadania; Espaço e Fonte de bem-estar para todos os seus membros; Espaço de aprendizagens sólidas, alicerçadas na vida e orientadoras de uma vida empenhada, interveniente e transformadora das estruturas caducas ou infrutíferas da sociedade envolvente”, sublinha.

O Colégo reabriu este ano 2014/2015 com a mesma oferta letiva e com quase 400 alunos, distribuidos por creche, jardim de infância, primeiro e segundo ciclos.

“O processo pedagógico é dinâmico e visa ajudar o Aluno a realizar-se como pessoa na sua tríplice dimensão pessoal, social e religiosa. Este processo assenta no desenvolvimento de todas as potencialidades do aluno: físicas, intelectuais, afetivas, éticas e transcendentes”, refere ainda a responsável pelo Colégio.

As comemorações das bodas de ouro do Colégio registaram quatro grandes momentos: a celebração eucaristica de aniversário na Sé de Angra presidida pelo Bispo D. António de Sousa Braga; uma sessão solene no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, que reuniu antigos e novos alunos e docentes bem como os principais responsaveis politicos da região e a celebração do dia do aluno, em abril, que permitiu um convivio intergeracional entre os atuais e antigos alunos, com todos os colaboradores da instituição.

No âmbito das actividades deste ano letivo em que se assinalaram os 50 anos da escola, os alunos participaram, também com uma marcha, na edição 2014 das Sanjoaninas.

O Colégio de Santa Clara é um dos dois colégios de inspiração cristã na Região Autonoma dos Açores, é orientado por religiosas e é uma das escolas com mais sucesso educativo em termos de resultados nos exames nacionais.

Scroll to Top