Dez sacerdotes escolhem nome para liderar a diocese até à nomeação de um novo bispo de Angra. D. João Lavrador deixa a diocese em definitivo no dia 27
Com a saída de D. João Lavrador no próximo dia 27, altura em que deixa de ser Administrador Diocesano para assumir a titularidade da diocese de Viana do Castelo, a diocese insular entra em sede vacante devendo escolher um novo Administrador, cujo nome será escolhido pelos 10 membros do Colégio de Consultores.
A reunião, que acaba de ser agendada para o dia 30 de novembro, pelas 11h00, em Angra, irá eleger o novo Administrador Diocesano que deverá conduzir os destinos da diocese até à escolha de um novo prelado para os Açores, pelo papa Francisco.
“Conforme prescreve o Código de Direito Canónico, can. 502 § 2, compete ao sacerdote mais idoso em ordenação do Colégio de Consultores o dever de convocar este órgão diocesano, na situação de sede vacante, para a eleição do Administrador Diocesano” adianta a convocatória feita pelo decano dos membros do Colégio de Consultores, Monsenhor José Medeiros Constância.
“Venho, com toda a responsabilidade, convocar todos os membros do Colégio dos Consultores para uma reunião, a ter lugar no dia 30 deste mês de Novembro, pelas 11h00, no Salão da Casa Episcopal, para a eleição daquele que será o nosso Administrador Diocesano” refere a convocatória.
O sacerdote pede ainda “oração e discernimento” para a votação que pode incidir sobre cada um dos membros do Colégio ou por outro sacerdote da diocese . A eleição é feita por voto secreto de cada um dos membros do Colégio de Consultores.
Depois de eleito, o nome é comunicado à Nunciatura Apostólica em Lisboa.