Colégio celebra Semana da “Mãe Clara”

Dia litúrgico da Beata comemora-se esta terça feira


O Colégio de Santa Clara, em Angra do Heroísmo, orientado pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, está a celebrar a “Semana da Mãe Clara”, numa altura em que a congregação se prepara para comemorar os 175 anos do nascimento da sua fundadora.
“Esta Semana envolve todos os alunos do Colégio e este ano optamos por promover um contacto com a realidade exterior do colégio”, explicou ao Sítio Igreja Açores a Diretora, Irmã Helena Godinho.
Desde a passada semana que as diferentes turmas do primeiro e segundo ciclo têm estado em atividades fora do Colégio, visitando instituições sociais que fazem o bem. Entre elas lares de idosos, Cáritas e Casa de Saúde do Espírito Santo.
“É uma forma de os envolvermos despertando-os para a problemática social” sublinhou a diretora do Colégio valorizando “o contacto intergeracional e o sentido de partilha”.
“Os Alunos contactam com uma realidade diferente, levam a mensagem da Mãe Clara e ao mesmo tempo recebem qualquer coisa do outro lado desde uma história a um testemunho que os marca”, sublinhou a responsável.
“Têm sido contactos muito úteis” reconhece lembrando a componente formativa para uma cidadania ativa e simultaneamente para o “despertar para o outro que é diferente, que é mais velho, ou que tem menos”, conclui.
A Semana da Mãe Clara termina esta sexta feira, dia 4 de dezembro, com uma Eucaristia em São Carlos, às 9h30, celebrada pelo Pe Adriano Borges.
O estabelecimento de ensino, orientado pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição comemora este ano 51 anos de atividade ininterrupta, contando atualmente com cerca de 400 alunos, entre creche, jardim de infância, primeiro e segundo ciclos.
Ao longo dos anos, o Colégio desenvolveu inúmeras atividades que marcaram a Ilha Terceira e os Açores, mantendo sempre uma forte ligação com a comunidade local. Veja-se o caso da participação sistemática nas marchas infantis das sanjoaninas nas quais o Colégio se tem empenhado particularmente ajudando a consolidar este importante cartaz turístico ou em provas desportivas, nomeadamente a ginástica, onde o Colégio de Santa Clara tem dado cartas.
Educar e ensinar é o lema da Congregação religiosa que dirige o colégio, procurando sempre promover um ensino com valores.
O Colégio de Santa Clara nasceu do sonho de Clara Martins Coelho, religiosa natural dos Biscoitos que pediu a uma professora amiga que encontrasse condições para abrir uma escola.
A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, cuja fundadora é a Beata Maria Clara do Menino Jesus, aceitou o desafio.
O Colégio deve o seu nome a Santa Clara de Assis, fundadora da Ordem das Clarissas, é uma escola católica franciscana hospitaleira e , por isso, “a sua pedagogia caracteriza-se pelo Amor, Acolhimento e Alegria e fundamenta-se no testemunho, pessoal e comunitário, de humildade, simplicidade, abertura e hospitalidade”.
Neste momento encontra-se a decorrer em Roma o processo de canonização da Beata Maria Clara.

Scroll to Top