Diocese de Angra faz-se representar com um grupo de 38 crianças e10 catequistas em Fátima
Trinta e oito crianças de São Miguel, das paróquias da Relva, Covoada, Rabo de Peixe e Fajã de Cima, participam hoje e amanhã na Peregrinação das Crianças que se realiza em Fátima com o lema “Como Maria partilhar a alegria”.
Esta noite cinco jovens da Relva, da Covada e de Rabo de Piexe rezaram o Terço no arranque da peregrinação, o que aconteceu pela primeira vez. Com elas estão 10 catequistas das quatro paróquias.
A Peregrinação das Crianças começou esta sexta-feira em Fátima com a oração do Terço, seguida da Procissão das Velas.
Após três anos de alguns constrangimentos, consequência da pandemia, a Peregrinação das Crianças está sintonizada com o tema que o Papa Francisco escolheu para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. As celebrações serão presididas por D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e de Segurança.
O tema tem por referência o tema do ano pastoral do Santuário. A alegria e o anúncio são as grandes chaves temáticas para esta que é já uma das mais emblemáticas peregrinações à Cova da Iria.
“No desejo de aprender com Maria a acolher e a partilhar a alegria”, a Campanha de maio sugeriu quatro passos para preparar o coração e praticar aquelas atitudes “que nos tornam mais como Maria discípulos-missionários da alegria e do amor de Deus”. Sugeriu-se que cada passo pudesse ser realizado em cada uma das quatro semanas que antecederam o dia da Peregrinação das Crianças. Para o dia da Peregrinação, pediu-se que cada criança trouxesse consigo o desafio final, recortado e dobrado, e o entregue nos recipientes próprios à chegada ao Recinto de Oração.
O programa da Peregrinação começou com uma vigília de oração às 21h30, na Capelinha das Aparições, com a oração do rosário, meditando sobre os “Mistérios da Visitação”.
O dia 10 de junho começa com uma encenação pelas 9h30 na Basílica da Santíssima Trindade. Após a recitação do Rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições, segue-se a celebração da Missa às 11h00, no Recinto de Oração. O dia terminará com a repetição da encenação da manhã, às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, à qual se seguirá a celebração de despedida.
Os grupos de crianças presentes terão um lugar reservado no Recinto de Oração, durante a Missa da Peregrinação e, no final, receberão uma surpresa.
De forma a agilizar a movimentação no dia 10 de junho, o Santuário de Fátima sugere que, na medida do possível, os grupos antecipem a sua chegada à Cova da Iria. Os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto de Oração, abrem às 9h45. A partir das 10h45 a entrada faz-se pelas zonas laterais. O Santuário oferece alojamento, segundo as disponibilidades, aos grupos que o desejem, desde que pedido atempadamente.