Trabalhos vão ser publicados na coleção “Uma Aventura”
Cinco alunos do Colégio de Santa Clara, na ilha Terceira- um dos três colégios católicos dos Açores- foram premiados no concurso nacional de literatura infantil “Uma Aventura Literária 2017” nas categorias de texto original e critica.
De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pela direção do Colégio, na categoria `Texto Original´ 3º e 4º ano, o aluno Francisco Pessoa Cabral, do 3º ano B, da docente Cátia Cota, alcançou o 2º lugar, tendo havido um Prémio Especial do Júri que atribuiu prémios na categoria de `Texto Original´ às alunas Mafalda Teixeira e Mariana Tomé. Na categoria de `Crítica´ foram distinguidos Francisco Barcelos e Patrícia Fernandes, alunos que pertencem ao 4º A, da professora Raquel Nogueira.
Os alunos açorianos foram distinguidos num universo de mais de 14.100 participações em todo o país.
Os trabalhos destes alunos serão publicados num dos futuros livros da coleção Aventura, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, sendo, desta forma, recordado para a posteridade o trabalho realizado pelos alunos neste concurso de renome nacional.
Os alunos terão ainda a possibilidade de se deslocarem no dia 7 de junho a Lisboa, ao Parque Eduardo VII, à Feira do Livro de Lisboa (maior feira nacional do ramo), para num evento organizado pela Editora Caminho e aí receberem os respetivos prémios e conhecerem pessoalmente as autoras da referida coleção.
“Estes prémios são uma distinção que muito honra a Educação que se pratica na nossa Região” refere a nota da direção do Colégio enviada ao Sítio Igreja Açores.
O colégio de Santa Clara pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e nasceu na Terceira há 54 anos. Com cerca de 400 alunos o Colégio de Santa Clara, localizado no Pico da Urze, em Angra do Heroísmo, nasceu do sonho de Clara Martins Coelho, religiosa natural dos Biscoitos que pediu a uma professora amiga que encontrasse condições para abrir uma escola.
A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, cuja fundadora é a Beata Maria Clara do Menino Jesus, aceitou o desafio.
O Colégio deve o seu nome a Santa Clara de Assis, fundadora da Ordem das Clarissas, é uma escola católica franciscana hospitaleira e , por isso, “a sua pedagogia caracteriza-se pelo Amor, Acolhimento e Alegria e fundamenta-se no testemunho, pessoal e comunitário, de humildade, simplicidade, abertura e hospitalidade”.
O principal desafio do Colégio, hoje como ontem, consiste em crescer sustentadamente, procurando ampliar valências e sobretudo, “alargar a outros níveis de ensino”.