Chuva não desmobilizou fieis em torno de Santa Cecília

Três filarmónicas e seis grupos folclóricos na Madalena do Pico prestaram homenagem à padroeira dos músicos

A festa em honra de Santa Cecília, padroeira dos músicos, foi uma vez mais celebrada na paróquia matriz de Santa Maria Madalena, na ilha do Pico, com a participação das três filarmónicas e dos seis grupos folclóricos do concelho.

Apesar da chuva copiosa que se fez sentir durante todo o dia de domingo, desfilaram pelas ruas da vila antes de entrarem na igreja para a solene celebração eucarística que contou, ainda, com a participação dos grupos corais da zona pastoral da Madalena, Tuna da Casa da Música da Candelária e Coro Madalena, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pela ouvidoria da ilha do Pico.

Para além da entoação do hino de Santa Cecília, registaram-se “momentos de elevada qualidade musical” nas interpretações dos grupos corais, filarmónicas, tuna e Coro Madalena, enquanto os restantes agrupamentos presentes participaram no serviço litúrgico, fazendo-se todos representar junto do altar com as respetivas bandeiras e estandartes.

Nesta já tradicional festa, que anualmente se celebra em honra da virgem e mártir padroeira da música e dos músicos, compareceram as autoridades locais bem como inúmeros fieis que não só estiveram na Eucaristia como acompanharam o cortejo ao longo das ruas da Vila da Madalena.

Tanto na cerimónia religiosa como no almoço-convívio que, após a missa, teve lugar no salão de festas da Sociedade Filarmónica Lira Madalenense, participaram mais de três centenas de músicos afetos aos diversos agrupamentos existentes no concelho da Madalena.

Presidiu o Pároco e Ouvidor Marco Martinho, tendo a homilia sido proferida pelo Diácono Gaspar Pimentel, a trabalhar no Pico desde Setembro último.

 

(Com a colaboração de Albino Terra Garcia)

 

Scroll to Top