Professores de Educação Moral e Religiosa Católica orientaram a Romaria que se realizou entre 29 e 31 de março
A Romaria escolar promovida pela Escola Básica e Secundária do Nordeste, este ano, realizou-se em dois momentos distintos, envolvendo alunos e professores dos vários ciclos de ensino, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pela organização.
No dia 29 a romaria reuniu 78 “romeiros”, entre alunos (72) e professores (6). O percurso a pé foi desde a igreja da Fazenda até à ermida de Nossa Senhora do Pranto (São Pedro Nordestinho), por um trilho natural, envolvendo apenas crianças do primeiro ciclo do ensino básico. Na ermida de Nossa Senhora do Pranto as crianças encontraram-se com um grupo de idosos, “tendo-se promovido um encontro intergeracional muito proveitoso”, sublinha a nota.
No dia 31 de março, a romaria quaresmal realizou-se com alunos do segundo e terceiro ciclos e Secundário e o percurso foi desde a Escola Básica e Secundária do Nordeste (Vila do Nordeste) até à Pedreira e regresso à Escola. Participaram cerca de 152 elementos da comunidade escolar.
Ao longo do percurso, os alunos e docentes “puderam participar e sentir as orações rezadas e cantadas”, sublinha a nota.
“Durante a caminhada procurou-se proporcionar um momento de introspeção, em que todos foram convidados a encontrarem-se consigo, com o outro e com Deus”, refere ainda.
Muitos alunos trajaram a indumentária própria dos romeiros, “esforçaram-se empenhadamente por compreender o sentido da religiosidade popular, mostrando respeito pela tradição, e souberam aproveitar o momento de reflexão e comunicação para pensar a Escola como espaço de desafios pessoais”, conclui a nota.
Esta Romaria quaresmal foi realizada igualmente em todas as restantes ouvidorias de São Miguel, a saber, Ponta Delgada; Capelas, Fenais de Vera Cruz, Vila Franca Do Campo, Ribeira Grande, Lagoa e Povoação.