Bodas de prata celebradas com um programa recheado de iniciativas
O Centro Social e Paroquial de N.ª Sr.ª da Oliveira, na freguesia da Fajã de Cima, em Ponta Delgada, completa este ano ano o 25º aniversário, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
O programa deste aniversário integra várias atividades.
O centro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída no ano de 1998. Desde então tem vindo a desenvolver projetos de intervenção comunitária, com vista à oferta de um conjunto de serviços, de forma a assegurar a satisfação de necessidades básicas, bem como a melhoria do bem-estar pessoal e social da população envolvida nas ações das diferentes valências e projetos deste Centro.
“O Centro Social P. Nª Sª da Oliveira de Fajã de Cima, surge com o intuito de promover a melhoria da qualidade de vida dos seus utentes através dos serviços de proximidade que disponibiliza à Comunidade da freguesia de Fajã de Cima, nas áreas da infância, juventude e terceira idade”, refere a nota enviada ao sítio Igreja Açores.
Atualmente, o Centro conta com um total de 40 colaboradores e oferece os seguintes serviços/valências à Comunidade da freguesia de Fajã de Cima: Centro Comunitário; Centro atividades de tempos livres; Centro Dia; Serviço de Apoio Domiciliário; Centro de Convívio; Protocolos de RSI e Equipa de Apoio à Vítima de Violência Doméstica e Mulher em Risco.
Ao longo destes 25 anos de história, levou a cabo diversos projetos de intervenção social dos quais destacamos: o Projeto “Rede de Centros Sócioeducativos” nas freguesias de Fajã de Cima, Fajã de Baixo e São Pedro, promovido pelo Programa Ser Criança (2002-2004); Projeto VIVER, financiado pelo comissariado de Luta Contra Pobreza (2002-2004); Projeto Viragens – Programa Escolhas – 2ª Geração (2008-2009) nas freguesias de Fajã de Cima, Fajã de Baixo e São Pedro; Projeto Ativamente – Prémio BPI Sénior (2016-2017).