Colorido tradicional volta ao centro histórico para receber o Natal
As árvores das ruas e jardins de Ponta Delgada, na ilha de São Mioguel, estão a partir de hoje vestidas a rigor, com “traje em renda tradicional” para receber o Natal.
A iniciativa insere-se na terceira edição do projeto #Croche+65, participado por dezenas de idosos de vários Centros de Dia e Convívio da ilha de S. Miguel, nomeadamente, Centro Social e Cultural da Casa de Povo de Fajã de Baixo, Centro Social e Paroquial de N.ª Sr.ª da Oliveira de Fajã de Cima, Centro Social e Paroquial de S. Pedro, Centro Social e Paroquial de S. Roque Centro Paroquial e de Bem Estar Social de São José, Centro Sócio Cultural de S. Pedro- Lagoa , Casa de Povo de Capelas , Casa de Povo de Pico da Pedra, Casa do Povo de Arrifes, Casa do Povo de Fenais da Luz , Lar Luís Soares de Sousa, Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e Câmara Municipal de Ponta Delgada.
De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores, o #Croche+65 tem como principais objetivos a promoção do envelhecimento ativo, e a valorização da arte do crochet, considerada tradicional, fazendo com que os idosos recriem tradições e possam executar trabalhos que depois têm este resultado final.
As Instituições mencionadas foram desafiadas a realizar peças de crochet para “vestirem” árvores, no período de Natal, no centro histórico de Ponta Delgada, no âmbito do Mercadinho de Natal 2015, levado a cabo pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.
“O desafio passa por embelezar as ruas com estas peças artísticas valorizando a pessoa idosa através dos trabalhos de artesanato realizados – “Tecer para o Envelhecimento Fortalecer e a Cidade Rejuvenescer!” , refere a nota.