Historiador passa em revista cem anos do jornal A Crença

Conferência de Teixeira Dias realiza-se esta sexta feira

Um olhar à história de “A Crença”, jornal de inspiração cristã propriedade da Paróquia de Vila Franca do Campo, é o que propõe o historiador Teixeira Dias na conferência que vai proferir esta sexta feira, dia 27,  no Centro Cultural de Vila Franca do Campo, pelas 20h30.

Trata-se de uma iniciativa inserida no programa das comemorações do centenário deste jornal vilafranquense, que é atualmente um dos dois jornais de inspiração cristã que ainda se publicam no arquipélago, concretamente O Dever da ilha do Pico.

O historiador vai partir de uma análise de cinco jornais, cada um deles de um período correspondente a um diretor, e verificar a partir dos temas abordados, da forma de abordagem e do tipo de informação que disponibilizam, as diferenças e semelhanças em cada um dos números.

“Há muitas curiosidades nos diferentes números- atualmente estão publicados 4850 edições de A Crença- e uma delas é o facto dos primeiros números serem mais universais que os últimos”, refere Teixeira Dias.

De acordo com o investigador há outros aspetos como a presença constante de referências ao Seminário Episcopal de Angra, a necrologia dos sacerdotes da diocese, a apresentação de notícias sobre o país na última página e a existência de folhetins, que tinham histórias que demoravam trinta semanas, refere ainda.

Esta conferência é apenas um dos muitos eventos previstos para as comemorações do centenário que terminam a 19 de dezembro com uma conferência com o Pe José Tolentino Mendonça.

A Crença foi fundada a 19 de dezembro de 1915 pelos Padres Ernesto Ferreira e João de Melo Bulhões.

Scroll to Top