Jovens dramatizaram 8 estações da Via Lucis
A Equipa de catequese de Ouvidoria de Capelas promoveu um encontro com todos os grupos do 8º ano de catequese, na Paróquia de São Vicente Ferreira, a fim de expressarem a festa da Vida numa celebração de Via Lucis, informa uma nota da ouvidoria enviada ao Sítio Igreja Açores.
Percorrendo apenas oito estações (cada uma destinada a uma paróquia) os cerca de 150 adolescentes, acompanhados de pais e catequistas, “dramatizaram os diferentes textos bíblicos e consequentemente meditaram os mesmos textos, iniciando com a Ressurreição, passando pelos discípulos de Emaús, pelo envio e regresso ao Pai”.
Numa celebração presidida pelo responsável da catequese a nível Ouvidoria, o Pe. Miguel Tavares referiu “deixemo-nos tocar por Cristo Ressuscitado” e fez uma alocução pelas Vocações “convidando” a rezar pela Vocação ao Matrimónio e Família, bem como pelos adolescentes da catequese para que “não tenham medo de dar o seu Sim a Jesus na pessoa dos irmãos e sejam portadores da mensagem de vida e de esperança que Jesus confiou à Igreja”, sublinha a nota.
O Caminho da Luz ou Via Lucis é uma devoção que pode complementar a do Via Crucis. Nela se percorrem catorze estações com Cristo triunfante desde a Resurreição até Pentecostes, seguindo os relatos evangélicos. A devoção ao Caminho da Luz recomenda-se no Tempo Pascal e todos os domingos do ano que estão muito estreitamente vinculados a Cristo ressuscitado.