Seis verbos para seis semanas: Vigiar, Converter, Testemunhar, Acolher, Alegrar e Oferecer
O Serviço Diocesano para a Evangelização, Catequese e Missões, numa parceria entre a sede de Angra e a Delegação do Serviço, em São Miguel, propõe a Caminhada para o Advento e Natal, inspirada no sinal da Estrela.
Os verbos de cada dia da Caminhada, inspirados na Liturgia da Palavra, procuram desafiar “a gestos concretos, que irão fazendo irradiar a luz do Senhor nas comunidades, nestes tempos de tanta escuridão e incerteza” refre a nota enviada pelo Serviço Diocesano ao Sítio Igreja Açores.
“A Estrela vai-se construindo, celebração a celebração. Com ela também se
há-de ir construindo o nosso interior, para uma celebração mais luminosa, interiormente” sobre o mistério do Natal, destaca ainda a nota.
A Caminhada, assente na Estrela e explicada através dos textos, poderá ter lugar na celebração da Eucaristia, em momento oportuno. Sugere-se, por exemplo, que seja apresentada nos ritos iniciais ou antes da bênção final. No entanto, cada presbítero, junto com os seus catequistas, poderá encontrar a ocasião mais oportuna para o gesto simbólico da construção da Estrela, acompanhada na leitura do texto. Convém tentar integrar os diversos grupos de catequese ao longo de cada tempo da Caminhada, paraque todos se sintam incluídos e envolvidos.
“A Estrela tem um múltiplo significado, quer no plano espiritual, quer no plano humano” assinala ainda o Serviço Diocesano sublinhando a “busca da perfeição”, a “ proteção, a esperança e o divino”.
“Celebrar o Natal, tendo presente este simbolismo é termos presente o grande Sinal de Deus, Jesus Cristo, refletindo e meditando na sua Palavra como transportadora e presença da Boa-Nova, revelada em Jesus Cristo, o «Deus-connosco»”.
Para cada semana existirá um verbo que importa desenvolver: Vigiar, na primeira semana; Converter, na segunda; Testemunhar, na terceira e Acolher na quarta. No Natal o verbo é Alegrar e na Epifania, Oferecer.