Crianças e, agora também, idosos recebem presentes no sapatinho
As crianças e os jovens da catequese das igrejas Matriz de Vila do Porto e Aeroporto, na ilha de Santa Maria, são as grandes protagonistas do Natal de crianças e idosos de toda a ilha, a quem proporcionam mais de 150 presentes solidários nesta quadra Natalícia.
A iniciativa, que já é desenvolvida há 21 anos, apenas interrompida no ano da pandemia, em 2020, é dinamizada e apoiada por catequistas, Comunidade Shalom de Santa Maria e ouvidoria da ilha, depois de ter sido iniciada por um grupo de jovens católicos do Centro Pastoral.
“Em 2001 jovens ligados ao Grupo de jovens Católicos da Ilha de Santa Maria, com sede no Centro Pastoral, tomaram a iniciativa de angariar brinquedos para crianças e mimos para idosos menos favorecidos e enfeitaram a Árvore de Natal da Matriz de Vila do Porto com estrelas de cartão numerados que indicavam presentes para serem oferecidos” recorda uma nota enviada ao Igreja, por uma das fundadoras da iniciativa, Ana Loura.
Atualmente são feitos cerca de 150 cartões numerados onde consta a oferta esperada e são colocados sobre o altar das igrejas Matriz e do Aeroporto, de onde são levados por quem quer colaborar na iniciativa. As ofertas são entregues posteriormente na Matriz, com o respectivo cartão colado e em dias que antecedem o Natal são entregues aos seus destinatários. O projecto foi evoluindo e, neste momento, já abarca quase toda a Ilha e inclui idosos em instituições de solidariedade.
“É uma forma de, anonimamente já que nenhum dos que contribui é identificado, tornar o Natal mais feliz a quem menos tem” refere a nota enviada ao Igreja Açores lembrando que o mais importante é a caridade “e essa é anónima”.