Catequese da ilha das Flores realiza Via-sacra entre Fazenda de Santa Cruz e Igreja Jubilar

Iniciativa decorreu este sábado

Foto: Ouvidoria da ilha das Flores

O Serviço de catequese da Ouvidoria das Flores realizou este sábado uma Via-sacra desde a Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, na Fazenda de Santa Cruz até à Igreja Jubilar, Matriz de Santa Cruz das Flores.

Os vários anos da catequese com a participação dos escuteiros percorreram cerca de 4 km para assinalar o último trajeto da caminhada percorrida por Jesus durante a sua vida terrena, desde o Monte das Oliveiras, onde numa “propriedade chamada Getsêmani” (Marcos 14,32) Jesus ficou “cheio de angústia” (Lucas 22,44), até ao Monte Calvário, onde foi crucificado entre dois malfeitores (cf. Lucas 23,33), ao jardim onde foi deposto num sepulcro novo, escavado na rocha (cf. João 19, 40-42).

A Via-Sacra considera assim os 14 momentos do caminho de Jesus para o Calvário, e nas várias “estações” medita-se o sofrimento de Jesus.

Entre os exercícios de piedade com que os fiéis veneram a Paixão de Jesus poucos são tão amados como a Via-Sacra.

De ressalvar que a Via-sacra é uma espécie de síntese de várias devoções surgidas na Idade Média, como recorda o Diretório sobre piedade popular e Liturgia-Princípios e orientações,  da antiga congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

A Via-sacra faz-se habitualmente na Sexta-feira Santa mas, durante a Quaresma, as várias comunidades fazem-na uma vez por semana, geralmente à sexta-feira.

Scroll to Top