Programa “+ Próximo” dirige-se a agentes da pastoral social
A Caritas da Ilha de S. Miguel, em parceria com a Caritas Diocesana dos Açores, promove nos dias 11, 12 e 13 de Novembro, as Jornadas de Formação “+ Próximo”, no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, na Ouvidoria de Ponta Delgada.
De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores, esta formação destinada a todos os agentes da pastoral social tem um horário pós laboral, entre as 19h30 e as 22h30, “para que todas as pessoas interessadas possam participar”.
As Jornadas de Formação são parte “integrante” do Calendário Pastoral da Igreja e assumem como principais objetivos “a promoção de grupos ação social paroquial e reforço das competências dos grupos já existentes, consolidando a articulação entre todos os movimentos de ação social caritativa”.
Num primeiro ciclo formativo serão apresentados três dos módulos que constituem o programa, tais como: Doutrina Social da Igreja, Voluntariado de Proximidade e Eclesiologia. As Jornadas de Formação serão ministradas por convidados locais. Entre os oradores estão o ex presidente da Assembleia da República, João Bosco Mota Amaral, Manuela Medeiros e Carlos Alberto Moniz, da Liga Portuguesa dos Amigos dos Hospital e o Pe. Hélder Cosme, pároco de São Roque.
Esta formação destina-se a todos aqueles que “intervêm ou contribuem no auxílio à população mais carenciada” sejam: voluntários, responsáveis ou técnicos ao serviço de IPSS`s/Misericórdias e responsáveis por movimentos sociais ligados à Igreja, designadamente párocos, membros de Conferências São Vicente Paulo, Núcleos Caritas, Legião de Maria, entre outros.
As inscrições devem ser encaminhadas para maisproximo.acores@gmail.com
Na passada semana foi a vez da ouvidoria da Terceira receber esta formação, com a realização de um curso de nível 3 na zona pastoral do Ramo Grande, que se realizou entre 4 e 6 de novembro.