Conselho geral esteve reunido este fim de semana na Terceira
O desenvolvimento e a consolidação do trabalho em rede da Cáritas e a promoção de um maior envolvimento das comunidades locais na luta contra a pobreza são as principais conclusões do Conselho Geral da Cáritas diocesana que esteve reunido este fim de semana na ilha Terceira.
“Há a necessidade de envolvimento das comunidades locais e a tomada de consciência sobre o seu papel de proximidade, serviço e partilha, numa Igreja que promove a comunhão, a participação e a co-responsabilidade” refere o comunicado da organização enviado ao Sítio Igreja Açores.
A Cáritas sublinha que quer continuar “a dar resposta à pobreza nas suas plurais manifestações, não ficando apenas por uma ação assistencialista mas procurando de forma criativa a promoção das pessoas”, refere ainda o comunicado .
A reunião presidida pelos dois prelados diocesanos contou com a presença de três convidados- o diretor da Pastoral Social, Pe Duarte Melo; a diretora Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso e de Bela Coelho Gil, para além dos membros da Cáritas dos Açores e das Cáritas da ilhas Terceira, S. Miguel, Graciosa, Pico e Flores, bem como três membros da Cáritas Portuguesa.
A organização no arquipélago, que é uma das respostas mais importantes em termos de ação social lembra que “é preciso continuar o trabalho em rede” e sobretudo, sedimentar laços entre as instituições.
O Conselho congratulou-se com o “trabalho desenvolvido”, com a “partilha de experiências” e pelo “caminho percorrido pelas Cáritas de Ilha”, encarando “o futuro com renovada Esperança”, sublinha ainda o comunicado.