Iniciativa conta com a presença do Presidente da Cáritas Nacional
Enquadrar a Doutrina Social da Igreja no pensamento moderno e apresenta-la como uma resposta aos problemas do mundo de hoje é um dos objetivos do Seminário que a Cáritas da Ilha Terceira vai promover entre 15 e 16 de outubro, no Centro Cultural e de Congressos da Angra do Heroísmo.
O Seminário que conta com a presença do presidente da Cáritas nacional, Eugénio da Fonseca que irá apresentar a Editorial Cáritas, começa com uma comunicação de Carlos Farinha Rodrigues intitulada “Erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades e promover a coesão social: caminho para uma sociedade mais humanizada e justa”, seguindo-se um debate e a intervenção do Diretor Regional da Solidariedade Social nos Açores.
Da parte da tarde do primeiro dia, Carlos Medeiros, professor da Universidade Católica Portuguesa, apresentará uma comunicação sobre as “Instituições de Solidariedade Social, o desenvolvimento local e a inclusão social” e depois será lançado o livro “Humanizar a Sociedade- Responsabilidade de todos, contributo dos mais vulneráveis”, de Georgino Rocha, a mais recente edição da Editorial Cáritas e que será apresentado pelo reitor do Seminário Episcopal de Angra, Cónego Hélder Miranda Alexandre.
Durante este primeiro dia os debates, que se seguem às conferências, serão moderados pelo Vigário Geral da Diocese, Cónego Hélder Fonseca Mendes.
No dia 16, a primeira intervenção é a de Rui Gonçalves Luís sobre “Empreendedorismo e Desenvolvimento local”, seguida de uma mesa redonda sobre “as Escolas e as IPSS´S: que relação no combate ao insucesso e abandono escolar”, na qual participam os presidentes dos Conselhos Executivos da Tomás de Borba, Jerónimo Emiliano de Andrade e Andreia Jaqueta, representante dos empresários para a inclusão social e Francisco Melo Simões, investigador, com a moderação de Alfredo Borba, Diretor do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.
Da parte da tarde haverá mais duas intervenções. A primeira de Diana Costa sobre “Intervenção social em contexto escolar- apresentação de caso” e outra, por Teresa Seabra, docente do ISCTE, em Lisboa, sobre “Desigualdades Sociais em contexto escolar”.
Antes do encerramento será ainda lançado o livro “Gerontologia, Gerontagogia” por Ana Cristina Pereira.