Iniciativa tem lugar no Centro de Congressos de Angra do Heroísmo no dia 4 de maio
O Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Cáritas da Ilha Terceira (CDIJ-CIT) vai encerrar no próximo dia 4 de maio o Projeto Bota Sentido, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
No evento de encerramento, serão apresentados os resultados finais do projeto e abordados temas relevantes, tais como “A Problemática do Abandono Escolar Precoce”, por Sofia Marques Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, “Jovens NEEF em Meios Rurais e Periféricos: O que sabemos até agora?”, por Francisco Simões do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e “Emprego Apoiado”, por Mónica Leonardo da Associação Portuguesa de Emprego Apoiado. Além disso, será realizado um Workshop sobre “Contributos do Projeto na 1ª Pessoa” pela própria equipa técnica do projeto.
“O projeto teve como objetivo promover o sucesso educativo e empregabilidade de jovens em situação de maior vulnerabilidade social através de ações promotoras e facilitadoras do desenvolvimento pessoal, académico, social e profissional” sublinha uma nota enviada ao Igreja Açores.
O Projeto Bota Sentido, que envolveu 125 jovens da ilha Terceira, “com demarcado histórico de insucesso, abandono e/ou absentismo escolar, em situação de maior vulnerabilidade social”, foi implementado pela Cáritas da Ilha Terceira em parceria com a Associação Portuguesa de Emprego Apoiado e financiado pelo mecanismo financeiro das EEA Grants (Noruega, Islândia e Liechtenstein) do Programa Cidadãos Ativos, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. Englobou três componentes distintas: a primeira passou pela intervenção junto de jovens que em rutura/ risco de exclusão do contexto escolar; a segunda foi desenvolvida em contexto escolar visando contribuir para a conclusão do ciclo de estudos dos jovens acompanhados; e a terceira consistiu na criação de uma Rede de Empregabilidade que tem por objetivo a promoção de competências de empregabilidade junto de jovens vulneráveis, entre os 18 e os 26 anos.
As inscrições no evento devem ser realizadas até dia 2 de maio de 2023, para o período da manhã em: https://forms.gle/GQ8zXfhipeAhXLqD8 e para o workshop da tarde em: https://forms.gle/q1NVWRMmNdyBhre69.