Iniciativa quer criar empregos para jovens e é promovida pela Cáritas da ilha Terceira
A Cáritas da Ilha Terceira, apresenta no próximo dia 10 de março, pelas 10h00, a sua nova empresa Social de Inserção “As Nossas Quintas”, num evento que decorrerá em Angra do Heroísmo.
Trata-se de um projecto de empreendedorismo social que visa alargar o horizonte de empregabilidade a quem tem baixas condições sociais para o fazer.
“É uma missão a criação de uma resposta social de apoio aos jovens que têm tantas dificuldades” refere Rui Drumond, da Cáritas da ilha Terceira, em declarações ao Igreja Açores.
A empresa arranca com 3 novos postos fixos, mas a Cáritas da ilha Terceira lembra que esta não é a meta: “o que pretendemos é desenvolver ações de capacitação de diferentes grupos na sinalização de graves dificuldades no acesso ao mercado de trabalho e também de competências especificas para a empregabilidade e por isso o nosso objetivo é abarcar sempre mais jovens”, referiu.
No seguimento dos projetos Terra Nostra – Capacitação com Raízes, financiado pela Fundação EDP Solidária, e TRAD(E)-In Tradição e Inovação para a Empregabilidade, financiado pelo Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian, a Cáritas da Ilha Terceira “ambiciona impulsionar jovens em situação de maior vulnerabilidade social para a empregabilidade” informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
A empresa “As nossas quintas” desenvolverá atividades práticas nas áreas de agricultura biológica, embalamento, comercialização e ainda a prestação de serviços na área de agricultura para particulares”, acrescenta a nota.
Além da agricultura, as áreas da transformação frutícola (confeção de compotas) e pastelaria de pequenos doces tradicionais serão também plano integrante deste novo projeto, acrescenta a inda a organização.