Capelania do Hospital distribui mensagem de Natal aos doentes

São 12 apontamentos para refletir em tempo de Advento.

A Capelania do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, acaba de realizar um cartão de boas festas que irá ser distribuído por todos os doentes desta unidade de saúde, juntamente com uma figura em miniatura do Menino Jesus.

 

Desta vez a missiva de Natal propõe uma “reflexão” sobre 12 mandamentos ou “lições de vida que ainda quero aprender”.

 

“Fazer tudo bem feito, dar é melhor do que receber, saber cuidar é o princípio da sabedoria, uma andorinha não faz a primavera, melhorar com os erros de ontem, a felicidade não depende do que temos, mas do que somos, as pessoas são mais importantes que as coisas, rir é o melhor remédio, amar e servir é o que faz sentido na vida, viver é somar liberdades, a beleza e o amor são demasiado bons para serem dispensados e o ser humano é carnal e ao mesmo tempo natal”, constituem a mensagem de Natal da Pastoral da Saúde.

 

Não é a primeira vez que este serviço se dirige aos doentes desta forma.

 

“Todos os anos em datas emblemáticas fazemos uma estampa para evocar o que estamos a celebrar no Natal, no Espírito Santo, no Pentecostes ou no Santo Cristo”, assinala o responsável pelo Serviço de Capelania do HDES, Paulo Borges.

 

Em 2010, por exemplo, a estampa tinha o poema de Vitorino Nemésio “Natal Chique” e em 2012 um excerto do Dilúvio e a Pomba de Natália Correia.

 

O Serviço de Capelania do HDES é assegurado por 4 sacerdotes, dois em regime de voluntariado, e 40 voluntários, quase todos ministros da comunhão.

 

A equipa é responsável por várias iniciativas entre elas destaque para a assistência à cabeceira, materializada no apoio e acompanhamento espiritual e religioso à pessoa doente e nos sacramentos da Comunhão, Confissão e Santa Unção.

 

Além disso celebra a Eucaristia semanal e distribui a Comunhão aos doentes.

Scroll to Top