Obras de limpeza e conservação começaram esta quarta feira e prolongam-se por seis meses.
No ano em que assinala três séculos de história desde a sua construção, a Igreja de São José, em Ponta Delgada, está a ser alvo de uma “profunda” reabilitação de que se destacam pela sua “importância” as obras de limpeza e conservação da Capela-Mor.
Depois dos restauros efetuados na Capela do Santíssimo que terminaram no final do ano e que custaram à paróquia 22 mil euros, as obras na Capela- Mor começaram agora com um prazo estimado de seis meses e com a particularidade dos fieis puderem acompanhar a intervenção já que não existirão tapumes e manter-se-ão as habituais celebrações eucarísticas e restantes iniciativas calendarizadas.
As obras na Capela-Mor dividem-se em três fases sendo que a primeira será no retábulo e nas imagens. Segue-se uma segunda fase que incide nos caixotões, no teto, e nas paredes laterais e, finalmente, a terceira fase que promove uma intervenção no arco triunfal que envolve a entrada na Capela.
A Igreja de São José vai estar em festa durante todo o ano, como já noticiou o Portal da Diocese. Além de exposições, de eventos musicais e de conferências, a comunidade paroquial de São José, liderada pelo Pe Duarte Melo, há quatro anos recolocado nesta paróquia, “quer refletir e encontrar respostas atuais para os problemas do mundo real”, ou seja, “sermos capazes de desenvolver uma pastoral realista” como disse ao Portal da Diocese o responsável paroquial.