Benção decorre no dia da canonização do Beato João Paulo II, a 27 de abril.
A Capela da Praça de Toiros Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo vai ser benzida no próximo domingo por ocasião da canonização do Beato João Paulo II e o seu orago passará a ser dedicado a este novo santo que a Igreja Católica passa a ter a partir de 27 de abril.
A bênção da capela ocorrerá na sequência das obras de remodelação e conservação levadas a cabo pela administração da Praça de Toiros, numa cerimónia presidida pelo Vigário geral da Diocese de Angra, Pe Hélder Fonseca Mendes.
A escolha do orago é “um tributo” ao antigo Papa que quando esteve na Terceira, onde se realizou a única eucaristia presidida por João Paulo II, a 11 de maio de 1991, se paramentou nesta capela, disse ao Portal da Diocese Hélder Fonseca Mendes, o que por si só constitui um momento de enorme raridade.
A capela, construída junto à Praça, depois do sismo de 80 quando se procedeu à reconstrução deste importante monumento cujas estruturas foram danificadas pelo sismo, é usada por todos os protagonistas da festa taurina e tem um capelão, o Pe Jorge Mendonça.
Para além das obras de conservação, a administração da Praça adquiriu uma imagem da Virgem Macarena, patrona dos toureiros, em Sevilha, um dos palcos privilegiados da festa brava.
Para o Presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Arlindo Teles, esta dedicação é “um gesto muito bonito da administração da Praça de Touros que nós como crentes devemos sublinhar”.
“Pessoalmente, como crente e como aficcionado registo este momento até porque tenho uma grande admiração pessoal por João Paulo II, o Papa que marcou a minha juventude”, adiantou Arlindo Teles ao Portal da Diocese.
A Capela da Praça de Touros da ilha Terceira passa a ser, para já, a única na Diocese que tem como orago principal São João Paulo II. A nível do país também ainda não existe nenhuma conhecida.