Candelária inaugura presépio colaborativo da autoria da escultora Catarina Alves

Foto: Cartaz do evento

O Presépio das candeias- Pedaços de Ilha foi desenvolvido pela artista com a colaboração de vários membros da comunidade

Um projeto colaborativo, de autoria da escultora Catarina Alves, que contou com a colaboração de vários membros da comunidade da Candelária, permitiu a montagem de um presépio intitulado  Presépio das candeias- Pedaços de Ilha cuja inauguração está prevista para o próximo dia 8 de dezembro, pelas 18h00, na Igreja Paroquial de Candelária.

“Este presépio é constituído por dois cenários, instalados nos dois nichos de pedra existentes no corpo da igreja. Todas as peças criadas, desde a estrutura, os cenários e as figuras, são em madeira de criptoméria e ignimbrito, pedra vulcânica, ambos materiais locais” informa uma nota enviada pela Paróquia ao Sítio Igreja Açores.

“Em cada nicho foi criada uma estrutura de madeira que cobre o arco em pedra, por forma a criar uma moldura retangular. No seu interior, sobrepõem-se quatro planos que parecem suspensos da pedra existente no fundo da parede, e no chão, sobre um estrado de madeira, erguem-se cinco caixas onde irão assentar elementos vegetativos, fazendo uma alusão aos presépios de lapinha, tão tradicionais dos Açores.” Prossegue a explicação.

“Estas estruturas, colocadas frente a frente, têm o mesmo enquadramento, mas com um efeito espelho, criando assim um equilíbrio visual. Do lado direito, há uma alusão à cena da Natividade do Senhor Jesus, onde se vê representada a cidade de Belém, a estalagem e a vegetação do Médio Oriente, e, com maior destaque, a representação do nascimento do menino Jesus, no “curral” dos animais, deitado na manjedoura, com Maria e José de cada lado, a vaca e o burro, o anjo, a estrela, o pastor, os Reis Magos e alguns animais” acrescenta ainda a nota.

No outro lado da Igreja, a representar da cena da Apresentação do Senhor Jesus, alusiva à padroeira, Nossa Senhora da Candeias,  vê-se José, um par de rolas, e Maria entregando o menino Jesus a Simeão acompanhado de sua esposa.

“Neste cenário pretende-se fazer representar diversos elementos representativos da nossa comunidade, sendo que nos próximos anos irão se desenvolver mais figuras para preencher cada um dos cenários” avança, por outro lado a nota da paróquia..

“Com este projeto, pretende-se incentivar a valorização da comunidade, incentivar a partilha e o sentido de pertença cristã”, conclui.

A inauguração do presépio conta ainda com um momento musical com o Grupo Coral da Candelária”.

 

Scroll to Top