Depois de São Miguel é a vez do Pico, a partir deste fim de Semana e no tempo pascal, equipa de catequistas itinerante estará na Terceira
Os catequistas itinerantes do Caminho Neocatecumenal, na diocese de Angra, estão a promover as habituais catequeses quaresmais- Anúncio- desde o passado dia 27, disse ao Igreja Açores Lourenço Tourais um dos responsáveis da equipa itinerante para o arquipélago.
Depois da visita às sete comunidades existentes na ilha de São Miguel- São José, Cabouco e Capelas- a equipa composta por um casal, um leigo missionário e um sacerdote de Salamanca, está desde este fim de semana no Pico juntos das comunidades açorianas mais recentes: são Roque e São João.
Durante estes encontros, que procuram refletir sobre “o tempo litúrgico que a igreja nos convida a viver” (neste caso a Quaresma), a catequese centra-se em duas partes distintas, com especial relevo para a “catequese kerigmática”, baseada na palavra de Deus.
Lourenço Tourais sublinha que o “Anúncio” é catequese própria deste período, que faz parte da caminhada proposta pelos neocatecumenais para este tempo “de conversão que o Senhor e a sua igreja nos dão”.
O objetivo é que estas catequeses sejam uma ajuda para que todas as comunidades neocatecumenais possam tomar mais consciência desse tempo, recebam as graças próprias deste tipo de catequese para viverem esse tempo e reforcem também o ânimo para seguir a caminhada.
No princípio da Semana Santa serão desenvolvidas novas catequeses com o “anúncio da Páscoa” e nessa altura a equipa de catequistas itinerante irá estar na ilha Terceira, nomeadamente nas paróquias das Lajes, Agualva e Conceição, em Angra do Heroísmo.
O Caminho Neocatecumenal nasceu há 50 anos em Espanha, por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández e é reconhecido pela Igreja Católica como “um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje”, assente em três pilares fundamentais: a palavra de Deus, a Eucaristia e a vida em comunidade.
Atualmente o Caminho Neocatecumenal está implantado também em algumas nações tradicionalmente não cristãs, como China, Egito, Coreia do Sul e Japão.
Nos Açores o Caminho Neocatecumenal entrou pela “ mão” de D. António de Sousa Braga, em 2004, e está “instalado” em oito paróquias onde existem 15 comunidades neocatecumenais, nas ilhas de São Miguel (7) e da Terceira(6) e Pico (2).