“Cada cristão é um pedaço da esperança que é Cristo” afirma D. Armando Esteves Domingues

A iniciar a Semana Santa na diocese, o bispo de Angra apelas a todos os cristãos que sejam sinal de esperança

Foto: Igreja Açores /RP/ Arquivo

O Bispo de Angra vai celebrar a primeira grande celebração do tríduo, a Missa da Ceia do Senhor, no Estabelecimento Prisional de Angra no dia 17, pelas 16h00.

“Mais do que o momento simbólico é um momento crucial porque nesta missa celebra-se a instituição da Eucaristia e enaltece-se a importância do serviço ao outro no gesto do lava-pés” afirmou o bispo de Angra à margem da celebração ocorrida esta segunda-feira em Ponta Delgada, onde cerca de 40 sacerdotes, sobretudo de São Miguel, renovaram as promessas feitas no dia da sua ordenação presbiteral.

“Quem dera que eu pudesse lavar os pés todos os dias a toda a gente porque este é o ministério que Cristo nos deixa como sacerdotes” referiu D. Armando Esteves Domingues.

“Temos de ser sinal de esperança” afirmou ainda o prelado salientando que a Páscoa “é o coração da fé cristã” porque o grande  momento que os cristãos celebram “é a ressurreição que passa pela paixão e morte de Cristo. Isto é o que de forma condensada iremos celebrar nesta Semana Santa”.

“Era muito interessante que se fizesse isto nas famílias:  elas são o lugar privilegiado do serviço, onde o amor é natural, é quase obrigatório. Quem constrói uma família faz esta promessa de serviço: nunca parar de amar, nas horas boas e nas más” referiu ainda o prelado diocesano que esta terça -feira celebrará a Missa Crismal na Catedral.

Nesta missa além da renovação das promessas sacerdotais, agora feita pelos presbíteros de outras ilhas, sobretudo da Terceira, D. Armando Esteves Domingues benzerá os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrará o santo óleo do Crisma.

“É um momento de unidade dentro da Igreja e para renovarmos o dia da nossa promessa na ordenação sacerdotal”, explica.

Nesta Semana Santa , o prelado ainda presidirá á Missa da ceia do senhor na Sé, às 20h00 de quinta-feira santa. Na sexta-feira presidirá à Paixão, ás 15h00 e no sábado à Vigilia Pascal, às 21h00. A missa de Páscoa terá lugar no domingo, às 11h00.

“Sejamos lavadores de pés todos os dias e olhemos para o mundo com os olhos e o coração de Jesus”- Bispo de Angra

Scroll to Top