Cabido da Sé tem novo Deão

Foto: Igreja Açores/HS

Cónego João Maria Mendes tomou posse esta quinta-feira

O cónego João Maria Mendes tomou posse esta quinta-feira como Deão do Cabido da Sé, depois de ter sido escolhido entre os cónegos capitulares. Sucede ao cónego Ângelo Valadão falecido no passado mês de maio, que era Deão desde a refundação do Capítulo  em fevereiro de 2015.

João Maria Borges da Costa de Sousa Mendes nasceu nas Cinco Ribeiras a 17 de Setembro de 1954. Doutorado em Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Mestre em Relações Internacionais pela Universidade dos Açores, Pós-Graduação em Direito Regional pela Universidade dos Açores/Universidade de Lisboa, curso de Teologia pelo Seminário Episcopal de Angra. Fez o Programa Avançado para Executivos (PAGE) da Universidade Católica Portuguesa. Foi Professor da cadeira de Direito Público Eclesiástico no Seminário Episcopal de Angra e Professor convidado da licenciatura em Estudos Europeus e Relações Internacionais da Universidade dos Açores. Foi Pároco de São Brás, dos Altares, do Raminho e da Conceição de Angra, para além de Secretário Episcopal e Capelão Militar da Força Aérea Portuguesa. Exerce as funções de Chanceler e Vigário Judicial da Diocese de Angra. É o actual Presidente do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

O Cabido Catedralício foi retomado no dia 3 de novembro de 2014 tendo os seus novos cónegos capitulares tomado posse a 11 de fevereiro de 2015. Tomaram ainda posse dos lugares de Chantre o cónego Ricardo Henriques; o Arcediago o cónego Helder Fonseca Mendes, o Tesoureiro o cónego António Henrique Pereira e o Magistral cónego Helder Miranda Alexandre.

 

Scroll to Top