Busto do Padre António Cassiano inaugurado em Vila Franca do Campo

 

Foto Jornal Açores 9

Sacerdote serviu em Vila Franca do Campo durante 45 anos

A memória e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo padre António Cassiano ao longo de 45 anos em Vila Franca acabam de ser materializados num busto inaugurado este domingo no Pavilhão Açor Arena de Vila Franca do Campo. A iniciativa foi de um grupo de cidadãos juntamente com a Câmara Municipal de Vila Franca e a junta de Freguesia de São Pedro.

O padre António Cassiano faleceu no dia 12 de junho de 2021, vítima de doença prolongada, em Ponta Delgada, aos 78 anos de idade e 45 anos de ordenação sacerdotal.

O sacerdote tinha-se aposentado há dois anos quando era pároco de São Pedro, em Vila Franca do Campo, e diretor do jornal ‘A Crença’, atividade que exerceu durante quase duas décadas.

O padre António Cassiano era natural das Furnas e  entrou para o Seminário de Angra com 10 anos de idade, em 1954.

Após os estudos teológicos foi ordenado na Sé de Angra, a primeira paróquia onde desenvolveu trabalho pastoral, foi assistente da Juventude Operária Católica, dirigente sindical e um dos fundadores do ‘Grupo de Reflexão e Ação Pastoral’ (GRAP).

Exerceu o seu ministério sacerdotal em Angra, em São Jorge e na ouvidoria de Vila Franca do Campo, primeiro na Ribeira das Tainhas, na matriz de São Miguel Arcanjo e depois em São Pedro, onde além do trabalho pastoral foi responsável pela edificação do centro paroquial.

O padre António Cassiano recebeu a insígnia Autonómica de Mérito Cívico atribuída no dia dos Açores, pela Assembleia Legislativa dos Açores, A 20 de maio de 2013; A Câmara Municipal de Vila Franca atribuiu o seu nome a uma rua, em 2007.

Scroll to Top