Iniciativa de oração tem lugar amanhã, dia 17
Os bispos portugueses acabam de lançar um apelo “às famílias, paróquias e comunidades religiosas” para que façam um dia de Jejum e oração “pela paz e reconciliação” no Médio oriente esta terça feira, dia 17 de outubro.
“Respondendo ao veemente convite do Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, em nome dos bispos da Terra Santa, a Conferência Episcopal propõe que todas as famílias, paróquias e comunidades religiosas façam um dia de jejum e oração pela paz e reconciliação na terça-feira, 17 de outubro” refere uma nota da Conferência episcopal Portuguesa enviada ao Sítio Igreja Açores esta tarde.
“Onde for possível, estes momentos de oração podem ser organizados com a adoração eucarística e a recitação do rosário” adianta ainda a CEP.
Os bispos sintonizam-se, assim com os “constantes apelos do papa Francisco”, diante das “dramáticas situações de guerra, violência e morte em várias partes do mundo, nomeadamente na Ucrânia e mais recentemente na Terra Santa”.
os responsáveis pelas dioceses portuguesas apelam “vivamente” a que se “façam todos os esforços que conduzam à Paz verdadeira”.
A nota da CEP surge no dia em que a situação no Médio Oriente está cada vez mais tensa agora com ataques também no Norte de Israel já reivindicados pelo grupo Hezbollah. Entretanto, na Faixa de Gaza, prosseguem as movimentações de Palestinianos que procuram refúgio no sul, á espera que seja aberta a fronteira com o Egipto. No plano político, o Secretário de Estado Norte americano encontra-se esta tarde com o Primeiro-Ministro de Israel.