D. Joaquim Ferreira Lopes regressou a Portugal depois de ter vivido mais de meio século em Angola
Quatro dias após o inicio das festas, que começaram com uma procissão de velas, na passada segunda feira, a paróquia dos Flamengos, na ilha do Faial, prepara-se para viver este fim de semana as celebrações em honra de Nossa Senhora da Luz.
As festas são presididas pelo bispo emérito de Viana, Angola, o português D. Joaquim Ferreira Lopes, que ingressou na Ordem dos Frades Capuchinhos, na qual professou em setembro de 1972. O prelado viveu mais de meio século em Angola onde era conhecido pela sua fluência linguística, sobretudo a língua russa que domina na perfeição, o que lhe terá facilitado a tarefa nos períodos mais quentes da presença soviética em Angola.
O religioso capuchinho foi vigário-geral da Arquidiocese de Luanda, responsável pela direção nacional das Obras Missionárias Pontifícias angolanas; a 9 de novembro de 2001 foi nomeado bispo da Diocese do Dundo, por João Paulo II, tendo recebido a ordenação episcopal a 3 de fevereiro de 2002, numa celebração presidida por D. Francisco de Mata Mourisca.
A missa solene a que presidirá no domingo, às 15h00, será o ponto alto desta festa, seguido da procissão de Nossa Senhora da Luz. Nestas duas cerimónias participarão as Irmandades do Santíssimo Sacramento e Senhora da Luz, bem como das duas filarmónicas Nova Artista Flamenguense e Progresso Madalense.
Para trás ficarão vários dias de festa onde se procurou, uma vez mais, dedicar um dia a uma faixa etária, promovendo um verdadeiro encontro intergeracional numa festa de paróquia. No dia 6 assinalou-se o Dia do Doente, com o terço meditado pela Irmandade de Nossa Senhora da Compaixão; no dia 7 celebrou-se o Dia dos Avós, com uma missa da memória de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria, mãe de Jesus; no dia 8 foi celebrada a Natividade da Virgem Santa Maria e hoje celebra-se o Dia dos Pais, com uma intenção especial pelas famílias. No final da celebração os pais serão convidados a consagrarem-se a Nossa Senhora da Luz. Amanhã, dia 10, às 11h00 realizar-se-á o cortejo de oferendas, seguindo-se um almoço “Flamengos em convívio”. Este sábado celebra-se o Dia dos Filhos.