D. João Lavrador retoma iniciativas em Ponta Delgada
D. João Lavrador inicia no próximo domingo, dia 19 de maio, uma visita pastoral às comunidades dos Arrifes, retomando assim a visita canónica à ouvidoria de Ponta Delgada, interrompida na Semana Santa. Durante quatro dias vai estar em contacto com os vários movimentos das paróquias, reunir com alguns empresários locais, visitar os doentes e presidir ao sacramento da Confirmação dos alunos do 10ª ano de Catequese, na Igreja da Saúde.
Em declarações à Igreja Açores, o pároco, Pe. Davide Barcelos, destacou a importância da presença do Bispo da diocese de Angra nesta unidade pastoral, considerando-a mesmo, um dos momentos mais importantes da vida da comunidade.
“Será um momento de avaliação do trabalho efetuado, de conhecimento do património e sobretudo de contacto com as pessoas”, afirmou.
A visita começa às 10H00 com a Eucaristia Solene, com o sacramento da confirmação a ser ministrado a 60 catequizandos na Igreja da Saúde.
No segundo dia, D. João Lavrador vai visitar a Escola profissional Eprosec, duas das maiores empresas locais: a Unileite e a Serralharia do Outeiro, e tem marcado um encontro com os responsáveis políticos e com a Assembleia de freguesia. Termina o dia com um encontro com os catequistas dos três centros: Saúde, Piedade e Milagres.
No terceiro dia, terça feira, estão previstas visitas à escola Básica e Integrada dos Arrifes, ao quartel militar, ao agrupamento 433/arrifes dos Escuteiros e ao centro social e paroquial da Freguesia.
Da agenda faz ainda parte um encontro com todos os movimentos paroquiais e um jantar com os 2 grupos de jovens – Jovens Caminhantes e Sementes de Esperança-.
A visita termina com um encontro com doentes e uma Eucaristia.
Para a noite desse dia está ainda marcada a reunião do conselho Pastoral de ouvidoria com o clero.
A visita pastoral ou canónica é uma obrigação imposta aos bispos católicos pelo Código de Direito Canónico de 1983 (artigos 396-398) de visitar toda a diocese, pelo menos de cinco em cinco anos. A visita deve abranger as pessoas, instituições e lugares sagrados. A natureza, objectivos e o estilo desta visita, sobretudo às paróquias, são definidos pelo Diretório do Ministério Pastoral dos Bispos.
(Com Lilia Almeida)