Celebração decorre na Matriz da Povoação este domingo, às 10h30
D.João Lavrador vai presidir este domingo a uma missa que terá por especial intenção a oração pelas famílias das duas mulheres que seguiam dentro da viatura da Santa Casa da Misericórdia da Povoação e que foi arrastada pelas fortes chuvadas que se abateram sobre a localidade esta sexta feira.
“Vamos pedir ao Senhor que ofereça o conforto necessário às famílias nesta hora de tão grande consternação. É, também, a expressão da solidariedade da igreja para com estas duas funcionárias da Santa Casa da Misericórdia que se encontravam ao serviço” justifica o bispo de Angra.
A chuva forte que se regista desde ontem provocou o arrastamento da viatura da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, onde seguiam as duas funcionárias, uma natural da Lomba do Loução e a outra do Faial da Terra, que estariam a fazer apoio domiciliário, e que continuam desaparecidas.
As autoridades encontraram esta manhã “objetos pessoais” numa “praia junto à ribeira” onde terá caído a viatura com as duas ocupantes.
A informação foi avançada pela agência Lusa citando uma fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, indicando que o material “foi encontrado” às 10:29 locais ( 11:29 em Lisboa).
As buscas pelas duas mulheres foram retomadas esta manhã envolvendo uma corveta da Marinha, as cinco corporações dos bombeiros de São Miguel, o serviço municipal de proteção civil da Povoação, capitania do porto de Ponta Delgada, Polícia Marítima, Associacao de Nadadores Salvadores da Costa Norte e PSP, segundo a Proteção Civil dos Açores.
No local, e segundo a Proteção Civil açoriana, “estão 75 elementos”.
A mesma fonte da Proteção Civil açoriana adiantou à Lusa que “as buscas na zona da ribeira foram suspensas às 11:20” locais de hoje (12:20 em Lisboa), devido “às condições meteorológicas adversas” no local.
Posteriormente, “foram canceladas para já as buscas na costa, devido a pequenas derrocadas no local” e “mediante uma melhoria do estado do tempo” as autoridades vão fazer uma “reavaliação para saber quando prosseguem”.
A viatura onde seguiam as duas mulheres foi localizada na sexta-feira no fundo de uma ribeira, presa e capotada junto à Povoação, mas não foram avistadas pessoas.