Bispo de Angra presidiu à bênção das insígnias e dos alimentos da festa do Divino Espírito Santo de Fall River

Organização vai distribuir 366 `pensões´de carne, pão e vinho a famílias carenciadas da comunidade portuguesa

A 38ª Edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, que se realiza este fim de semana em Fall River, arrancou esta sexta-feira com a bênção das insígnias do Divino Espírito Santo que estarão até domingo no Kannedy Park e das 366 pensões de alimentos- compostas por carne, pão e vinho- que serão distribuídas por família carenciadas da comunidade portuguesa.

“Cabe-me a mim a bênção destes dons que servem para a  nossa mesa e que alimentam também os outros. Olhando para estes alimentos- o pão, a carne e o vinho-  apetece dizer: obrigado meu Deus por todos os dons que nos dais todos os dias” afirmou D. Armando Esteves Domingues, que preside à festa, participando, pela primeira vez, nesta festividade que se realiza desde 1986, reunindo em Fall River grande parte da comunidade luso descendente de toda a costa leste dos Estados Unidos.

“Invocamos a bênção de Deus para estes alimentos mas a grande bênção de Deus é o homem. Somos nós que pegamos neste pão e neste vinho, somos nós que os distribuímos,  somos nós que somos capazes de o agradecer e de o distribuir, e ao distribuí-los eles multiplicam-se cem vezes mais ou no nosso bolso ou no bolso dos outros” afirmou o prelado que deixou um “abraço entre a Diocese e esta Igreja local”.

“É uma honra sentir-me convidado pela primeira vez. Peço que sejamos em nome de Deus instrumento de fraternidade e de alegria” concluiu o bispo de Angra que este domingo presidirá à principal celebração da festa, com a Missa e coroação, às 12h00,  seguida da procissão, na qual se incorporarão a Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela, da Candelária(São Miguel), a Filarmónica Estrela do oriente da Algarvia (São Miguel) e a Charanga dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo.

Celebradas anualmente desde 1986, são, porventura, as maiores festas religiosas da comunidade açoriana residente na costa leste dos Estados Unidos, e incluem um desfile etnográfico, o bodo de leite, a distribuição de pensões e a Missa com coroação.

As festas deste ano têm como mordomo Herberto Silva, que pelo segundo ano consecutivo está na organização destas festividades iniciadas por Heitor de Sousa.

 

Scroll to Top