Comunidade lajense está em festa entre 17 e 19 de julho
A Igreja de Santa Bárbara das Ribeiras, no concelho das Lajes do Pico, celebra este sábado, dia 18 de julho, 50 anos e para já o templo está a “refrescar-se” para receber as comemorações “condignamente”, que serão presididas pelo Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, no domingo pelas 16h00..
“O templo sofreu obras de restauro, nomeadamente ao nível do altar mor que foi construído em São Miguel, tal como os nichos onde será colocada a estatuária da igreja”, disse ao Sítio Igreja Açores o pároco, Pe João Bettencourt das Neves.
As obras, que são suportadas por fundos paroquiais e contam ainda com a ajuda financeira da Câmara Municipal das Lajes do Pico e o apoio logístico da Junta de Freguesia, estendem-se igualmente ao polimento do chão e pinturas interiores e exteriores do edifício.
A Igreja original de Santa Bárbara, dado o seu tamanho reduzido, sofreu uma grande alteração, tendo sido demolida. No mesmo local foi construída a nova Igreja, com maiores dimensões e capacidade, em 1962. Também, no mesmo ano, foi demolido e construído no mesmo local a residência paroquial. O responsável por estas obras foi o Padre Guilherme Pimentel. A inauguração da nova Igreja de Santa Bárbara foi a 18 de Julho de 1965.
Esta igreja, a par da Igreja do Imaculado Coração de Maria, nos Biscoitos na ilha Terceira, que completou 50 anos no dia 27 de maio, foi “encomendada” porque os locais de culto existentes apresentavam-se demasiado pequenos para o número de habitantes de então.