Futuro padre esperou meio ano para ter a idade mínima para ser ordenado
O Bispo de Angra vai ordenar amanhã dois novos elementos do clero açoriano: um sacerdote e um diácono, numa celebração que decorrerá na Sé de Angra, às 18h00.
No caso do sacerdote trata-se da 55ª ordenação presbiteral que D. António de Sousa Braga fará desde que assumiu a diocese de Angra há 20 anos.
O futuro padre esperou meio ano para atingir a idade mínima para poder ser ordenado apenas com a dispensa da idade canónica por parte do prelado, sem ter de recorrer a autorização superior.
Aos 24 anos Gaspar Pimentel será o sacerdote mais novo da diocese. Natural da Achada, no Nordeste, na ilha de São Miguel, ai desenvolveu os estudos primários revelando uma apetência para a área da física tendo mesmo representado a escola nas Olimpíadas regionais da disciplina e, depois da vitória, participou na jornada nacional.
Diz quem o conhece que “aprende depressa e é perspicaz”. Entrou para o Seminário Episcopal de Angra em 2008, mas nesse ano letivo ainda frequentaria o ensino regular na escola Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, completando o 12º ano da área de ciências e tecnologias.
A 11 de Maio de 2014 é admitido nos ministérios de leitor e acólito. No mesmo ano e no dia 8 de Dezembro é admitido e recebe o primeiro grau do sacramento da ordem, o diaconado. Por fim no início do mês de junho de 2015 dá por terminada com sucesso a sua formação intelectual no Seminário Episcopal de Angra.
Dinamizador cultural, escuteiro, vicentino, hoje é diácono no Pico por designação episcopal e aí deverá permanecer depois da ordenação, pelo menos durante este ano pastoral.
Além de Gaspar Pimentel, D. António de Sousa Braga irá proceder à ordenação diaconal de Pedro Lima, aluno do sexto ano do Seminário Episcopal de Angra, natural das Angústias, no Faial e o chefe do Agrupamento 114 do CNE, com sede no Seminário de Angra. Pedro Lima é, neste momento, o único aluno do sexto ano do seminário.
Durante a celebração na Sé serão instituídos, ainda, dois leitores: os seminaristas Jacob Vasconcelos e Nelson Pereira, alunos do 5º ano do Seminário, naturais das Flores e da Terceira, respetivamente.