Pedro Aguiar Cardoso é natural das Lajes do Pico e é diácono desde dezembro do ano passado
O Bispo de Angra vai ordenar um novo sacerdote diocesano, o diácono Pedro Aguiar Cardoso, este domingo , na Sé de Angra do Heroísmo, pelas 18h00.
É a 54ª ordenação presbiteral feita por D. António de Sousa Braga, que mesmo doente, já ordenou no passado mês de abril o Pe Eurico Caetano, que está na ouvidoria das Flores numa experiência in solidum com mais três sacerdotes.
Natural das Lajes do Pico, Pedro Aguiar Cardoso tem 25 anos e frequenta o sexto ano do Seminário Episcopal de Angra, desenvolvendo trabalho pastoral na paróquia de Porto Martins, na ilha Terceira.
Quando foi ordenado diácono, no passado dia 8 de dezembro, em entrevista ao Sítio Igreja Açores dizia que se tratava “ de um momento de grande felicidade como aquela que os atletas experimentam quando sentem que estão a chegar à meta”.
“Quando vim para o seminário vim com a convicção de que este era um dia que eu queria muito. Estou muito feliz” , embora “tivessem existido decrtos momentos menos bons, com muitas duvidas e dificuldades, hoje, olhando para trás, elas não têm qualquer relevância porque o compromisso que vou assumir compensa tudo”, sublinha o diácono que quer ser antes de mais um bom pastor aquele que sabe comunicar com o seu rebanho” ensinando “não só com palavras mas com testemunho de vida”.
“Não estou no seminário para ser doutor mas sim para me formar como pastor”, adiantou, ainda o jovem que um dia disse à família que queria ser padre e ninguém o levou muito a sério.
“Duvidei sempre; aliás quando num jantar de família o Pedro disse que vinha para o seminário nem sei com que cara fiquei. Apenas me lembro dele ter respondido que se quisesse ser engenheiro, doutor ou jogador de futebol todos o levariam a sério e levantou-se da mesa”, recorda a avó Belmira Aguiar, com quem foi criado.
“Não tenho dúvidas de que o Pedro será um bom sacerdote porque foi isso que ele sempre quis”, reconhece agora quase sete anos depois do neto ter entrado no Seminário Episcopal de Angra.
“É um orgulho e por isso é o melhor momento que eu poderia ter”, sublinha lembrando que esta dedicação do Pedro é também “abençoada” pela mãe, que faleceu quando tinha apenas dois anos de idade.
Natural das Lajes do Pico, Pedro Aguiar foi criado num ambiente católico e no próximo domingo terá ao seu lado, entre outros, também, o pároco das Lajes, Pe João Bettencourt das Neves e o ouvidor eclesiástico da ilha, Pe Marco Martinho.
Em 19 anos de episcopado, que se completam no próximo dia 30 de junho, D. António de Sousa Braga já ordenou 53 sacerdotes diocesanos. O maior grupo foi o de 2000, em que foram ordenados 10 novos presbíteros.