Cón. Adriano Borges é um dos mais jovens reitores nomeados para este santuário diocesano
O bispo de Angra acaba de nomear o Cónego Adriano Borges reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres em Ponta Delgada, dispensando do Oficio Monsenhor Augusto Cabral.
Com 42 anos de idade, o Cónego Adriano Borges é um dos mais jovens Reitores de sempre deste Santuário, o mais importante na diocese de Angra. Além de reitor continuará a ser diretor do Serviço Diocesano de apoio à Pastoral Escolar na diocese.
Até agora ecónomo diocesano, serviço que tutelava desde 2010 e que no novo ano pastoral deixará, o sacerdote sai igualmente do curato de São Carlos, na ilha Terceira e deixa de leccionar a disciplina de História da Igreja, Arqueologia e Arte Sacra no Seminário Episcopal de Angra no Seminário Episcopal de Angra, passando a residir em São Miguel.
O Cón. Adriano Borges é natural da Ribeirinha, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel. Ordenado sacerdote há 16 anos, juntamente com dois irmãos, foi Pároco e Ouvidor em Vila do Porto, Santa Maria, até ao ano de 2006. Nesta data foi enviado para Roma onde fez a Licenciatura Canónica em História Eclesiástica, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi igualmente presidente da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja e capelão substituto do Destacamento Norte-americano na BA4, nas Lajes, na ilha Terceira.
O Cón. Adriano Borges vai substituir Monsenhor Augusto Cabral um dos decanos sacerdotes da diocese. Com 79 anos de idade e doente, é um dos mais respeitados padres açorianos tendo desempenhado vários cargos desde vigário geral a reitor do Seminário Episcopal de Angra ou diretor do Serviço Nacional de Educação Cristã.
Monsenhor Augusto Cabral esteve à frente do Santuário do Senhor Santo Cristo durante quatro anos.
As Nomeações sacerdotais 2016 foram publicadas a 22 de julho por decreto episcopal assinado por D. João Lavrador.