Celebração decorreu na paróquia de São Mateus, na Urzelina
Nove Ministros Extraordinários da Comunhão foram instituídos este domingo pelo bispo de Angra, numa celebração que decorreu na paróquia de São Mateus, na Urzelina, ilha de São Jorge, na festa da Epifania, com o tradicional Cortejo de Oferendas ao Menino Jesus, no qual participaram as crianças da catequese.
“Em tempo de Natal, nesta quadra tão bonita em que a liturgia fala de anjos e estrelas, precisamos de anjos que sejam estrelas que apontem para Jesus” e neste caso (dos Ministros Extraordinários da Comunhão) “ ir ao encontro de Jesus na carne do doente” afirmou D. Armando Esteves Domingues, que desafiou os novos Ministros a serem “sinais vivos da comunidade” junto dos doentes.
“O papel principal do Ministro Extraordinário da Comunhão não é salvar todos os doentes, é ser sinal da comunidade para que nenhum doente fique sem ser visitado, fique esquecido ou fora da comunidade, que nenhum fique de fora da eucaristia” disse o prelado.
“A missa mais bonita aos olhos de Jesus é quando unimos o nosso sofrimento ao de Cristo, quando unimos o nosso amor ao amor de Cristo, quando a missa de Jesus é a nossa e a vida de Jesus é a nossa” enfatizou deixando um apelo: “ caros irmãos , levai a boa noticia em cada domingo aos doentes, dizei-lhe que a família aqui reunida os saúda, contai-lhes tudo, relatai-lhes a família e pedi que rezem por ela” porque a “oração do pobre e do doente faz milagres”, disse D. Armando Esteves Domingues na homilia da missa a que presidiu e que contou com a participação de quase todo o Clero da ilha. E, a partir da liturgia deste domingo que nos apresenta o exemplo dos Magos diante do mistério da revelação de Deus através do Menino Jesus, o bispo de Angra pediu a todos os presentes, com especial ênfase aos novos Ministros Extraordinários da Comunhão que se inspirem no exemplo dos reis do Oriente.
“Como eles saibamos manter os olhos levantados para o Céu; o Senhor lá do alto dará os sinais necessários; os pés na terra para caminhar com os irmãos, juntos com esperança sem deixar ninguém sofrer sozinho, e com o coração disponível para adorar a Deus, o único senhor da vida”, afirmou lembrando que “Deus deixa sempre sinais na vida de quem O procura e O encontra”.
“ Quem dá recebe sempre; não há nenhum banco que pague tanto como Jesus: sabem qual é o juro que Ele dá? 100%”, concluiu D. Armando Esteves Domingues.
Os Ministros Extraordinários da Comunhão agora instituídos receberam formação no último mês, orientada pelo padre Hélder Cosme, pároco de Santa Clara e Capelão hospitalar no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada.
A festa na Urzelina é tradicional nesta altura do ano e foi acompanhada na parte do cortejo pela Banda Filarmónica União Urzelinense.
(Com Info Fajãs)