Sacerdotes da ilha estiveram reunidos esta quinta feira
A ouvidoria da Terceira vai receber este ano a visita pastoral do bispo de Angra, a primeira que realizará como bispo residencial da diocese insular.
D.João Lavrador começa a visita pastoral às cinco zonas da ouvidoria, que normalmente se realiza de cinco em cinco anos, pela zona oeste que compreende as paróquias entre Santa Bárbara e Quatro Ribeiras, já em outubro; prossegue em janeiro na zona de Angra Periferia englobando as paróquias de Cinco Ribeiras, Terra Chã, São Mateus, São Bartolomeu dos Regatos e Posto Santo; em fevereiro visitará a zona leste entre Ribeirinha e Cabo da Praia e, em março, estará no Ramo Grande. A visita pastoral terminará na zona de Angra Cidade.
O clero da ouvidoria da Terceira, que é liderada pelo Cónego António Henrique Pereira, que este ano assumirá também o economato diocesano, esteve reunido no Seminário Episcopal de Angra esta quinta feira para acertar os detalhes desta visita e programar o novo pastoral.
A ouvidoria está dividida em cinco zonas pastorais, que reúnem mensalmente para programação das actividades. Estas zonas pastorais correspondem a 33 paróquias e 3 curatos.
Este ano, a ouvidoria recebeu dois novos sacerdotes, os padres José da Encarnação Cabral que se deslocou de São Miguel para a ilha, onde lecionará a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica acumulando com o apoio à paróquia da Ribeirinha e a coordenação dos serviços informáticos da diocese de Angra e o recém ordenado Pe Pedro Lima, que irá paroquiar na Conceição, em Angra, juntamente com o cónego Francisco Dolores.