Escritor celebra hoje 100 anos
O Bispo de Angra enviou esta sexta feira a Ermelindo Ávila as felicitações pela passagem do seu centésimo aniversário.
“Associo-me de coração à celebração do seu centenário de vida. Saibamos dar graças ao Senhor pelo dom da vida. Com a vida, Deus dá-nos tudo. De graça” diz D. António de Sousa Braga.
“Em meu nome pessoal e em nome da Diocese, exprimo todo o reconhecimento pelo que tem feito pela Diocese, nomeadamente, pela Ouvidoria do Pico e em particular pelo concelho das Lajes”, refere ainda o prelado, no que é secundado pelo pároco da Sé e também Vigário Geral, Cónego Hélder Fonseca Mendes, que destaca a “fé comprometida na família, no trabalho, na vida social, cultural e eclesial nas Lajes do pico e nos Açores”.
Nascido a 18 de Setembro de 1915, e tendo exercido, entre outras funções, a de Presidente de Câmara das Lajes do Pico (onde nasceu), Ermelindo Ávila foi correspondente do Jornal “O Século” e do “Diário de Notícias”, de Lisboa, tendo ainda colaborador muitos anos nos jornais “Correio da Horta”, “A União”, “Correio dos Açores”, bem como na revista “Açorianíssima”, no “Rádio Clube de Angra” e no “Emissor Regional – RDP”.
Autor de mais de três dezenas de livros sobre a história e os costumes sócio-culturais da ilha e das gentes do Pico, e dando sempre grande destaque ao fenómeno da baleação, Ermelindo Ávila, Sócio Fundador da Sociedade de Língua Portuguesa, foi, entre 1938 e 1954, editor do Jornal “O DEVER”, onde iniciou a sua colaboração jornalística em 1932.
Actualmente, mantém a sua crónica semanal no Jornal “O DEVER”, sendo os seus escritos repercutidos em diversos órgãos de imprensa escrita e radiofónica, não só em Portugal como no estrangeiro, sobretudo junto das comunidades imigrantes.
De resto, Ermelindo Ávila vai assinalar o seu centésimo aniversário com o lançamento de um livro “A Terra e o Mar. Crónicas do Meu Sentir”, com chancela da editora açoriana Companhia das Ilhas.
“A Terra e o Mar. Crónicas do Meu Sentir” será apresentado por Ermelindo Peixoto , Professor da Universidade dos Açores, este sábado, pelas 17h00, no Museu dos Baleeiros, na Vila das Lajes.
A obra conta com o apoio à edição por parte da Secretaria Regional de Educação e Cultura, no âmbito dos apoios da DRAC a obras de interesse cultural (2015).
Ermelindo Ávila é um dos mais proeminentes cidadãos lajense tendo sido condecorado com a Comenda da Ordem de Mérito, tendo recebido outras distinções.