D. João Lavrador preside hoje à celebração de envio dos membros do Caminho Neocatecumenal às JMJ, que decorre em Ponta Delgada
Numa Mensagem enviada a todos os jovens diocesanos que participam nas Jornadas Mundiais de Juventude, em Cracóvia na Polónia, entre 26 e 31 de julho, o Bispo de Angra exorta-os a não terem medo de se entregar a Jesus e a levarem a sua boa nova ao mundo.
“Caros jovens não tenhais medo de cruzar o vosso olhar com o olhar de Jesus Cristo. Na verdade Ele interpela, desinstala, chama e envia… Mas tão só porque vos ama com amor infinito” diz D. João Lavrador.
Na mensagem, a que o Sítio Igreja Açores teve acesso, o responsável pela diocese insular dirige-se a todos os jovens- “os
que vão estar na Polónia e os que vão acompanhar as mesmas Jornadas nas suas comunidades cristãs”- , a deixarem-se tocar “pela presença misericordiosa de Jesus Cristo, tal como fez com o Jovem do Evangelho, e a serem generosos na resposta que amorosamente vos lança: vai partilhar dos teus dons com os pobres e depois vem e segue-Me”.
Para o prelado, que tem como lema de episcopado justamente esta ideia de compromisso, o “futuro da humanidade depende do que os jovens de hoje e de amanhã queiram fazer; da forma como souberem partilhar dos seus dons com os outros; do compromisso com os mais abandonados da sociedade; e sobretudo como se dispuserem a fazer a experiência de encontro com Jesus Cristo”.
Lembrando a importância destas jornadas , onde se pode fazer “uma experiência de igreja única e riquíssima”, D. João Lavrador afirma que “nenhum diocesano poderá ficar indiferente” e, por isso, pede e promete “união na oração” para estes “delegados diocesanos” cuja participação num encontro desta natureza fortalecerá “uma maior entrega à missão da Igreja nas suas comunidades cristãs”.
“Se nos colocarmos nesta meta, posso afirmar que toda a diocese de Angra estará a fazer a verdadeira experiência das Jornadas Mundiais”, remata.
Os diocesanos de Angra integram várias participações nestas JMJ 2016, desde grupos de jovens diocesanos do Algarve e de Lamego a “movimentos” e grupos como por exemplo o Caminho Neocatecumenal.
Esta quinta feira, de resto, o bispo de Angra celebrará uma missa de envio de elementos do Caminho ligados à diocese. Já ontem celebrou em Angra neste mesmo contexto.
Recorde-se que o jovem que irá representar Portugal no Parque Jordan, de Blonia, um dos maiores da Europa, no dia 28 de julho é o açoriano Bruno Godinho.
O jovem convidado pelo Serviço Nacional da Pastoral juvenil tem 18 anos e pertence ao grupo de jovens Oásis da Esperança, da paróquia terceirense das Quatro Ribeiras.
“Fiquei surpreendido com o convite, já pensei em milhões de coisas mas acho que na hora, com os nervos e com a emoção, o que sair há de ser, mais uma coisa espontânea do que algo muito elaborado” disse Bruno Godinho ao Sítio Igreja Açores.
Na bagagem já tem uma bandeira da freguesia e outra dos Açores: “Sou português mas o cantinho onde nasci e onde vivo não podiam faltar”.
A 31.ª JMJ conta com a participação de cerca de sete mil jovens portugueses, que cumprirão também um programa próprio.
A edição deste ano da jornada mundial da juventude realiza-se entre 26 e 31 de julho e tem como tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia’.