No arranque da Xª Assembleia Plenária do Conselho Pastoral Diocesano D. António de Sousa Braga faz balanço positivo do Ano da Fé.
O Bispo de Angra disse esta noite, na abertura da Xª Assembleia Plenária do Conselho Pastoral, que se realiza este fim de semana na Casa de Retiros de Santa Catarina, em Angra do Heroísmo, que a eleição do Papa Francisco foi “o grande acontecimento” que dominou o Ano da Fé.
“Não há dúvida de que o grande acontecimento que dominou o Ano da fé foi a eleição do Papa Francisco que tem concentrado em si as atenções dos meios de comunicação social e tem sido o centro dos novos dinamismos eclesiais”.
Para D. António de Sousa Braga as “intervenções e magistérios” do Santo Padre “espontâneos e diários” têm captado o interesse dos meios de comunicação social e “o imaginário eclesial”.
“As iniciativas realizadas em Roma reuniram os católicos- famílias profissionais, religiosos, consagrados, seminaristas, clero e jovens”, com “grande envolvimento dos fieis”, mas “ao nível das igrejas locais, os programas do Ano da Fé o balanço acaba por ser mais modesto”, conclui o Prelado de Angra.
Recordo que as celebrações diocesanas do Ano da Fé terminam amanhã, na solenidade do Cristo Rei, com uma celebração eucarística na Sé Catedral de Angra.
Os trabalhos da Xª Assembleia Plenária prosseguem durante esta tarde com as atenções centradas nos novos desafios do ano pastoral em curso, nomeadamente a Comunicação Social e a Nova Evangelização.
Durante a manhã os 43 conselheiros deram conta daquilo que está a ser feito em termos de comunicação da fé em cada ouvidoria e movimento e apontaram desafios para este ano.
Ainda esta tarde, à margem do Conselho Pastoral Diocesano que se realiza de dois em dois anos, vai decorrer uma reunião do Colégio de Consultores para analisar, discutir e aprovar o novo estatuto da Cúria Diocesana.
Trata-se de um documento estrutural que define, clarifica a aprofunda as competências e a organização da Diocese de Angra e tem um horizonte de três anos, durante os quais será aplicado de forma experimental.
O Colégio de Consultores é composto pelos sacerdotes, Pe Hélder Fonseca, Pe Vasco Parreira, Pe Cipriano Pacheco, Pe Adriano Borges, Pe Helder Alexandre, Pe José Constância, Pe António Henrique Pereira; Pe Marco Martinho e Pe Marco Gomes.