Bispo de Angra “convoca” consagrados a darem “contributo positivo” na caminhada diocesana

 

Foto: Igreja Açores/EM

Vigília dos Consagrados na Terceira realizou-se no Santuário de Nossa Senhora da Conceição

D.Armando Esteves Domingues presidiu esta noite à Vigília dos Consagrados celebrada no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, e desafiou os religiosos a darem um contributo empenhado no Itinerário Pastoral Diocesano.

“Somos convidados a rezar a esperança”, disse o bispo de Angra.

“Aproveito para vos convocar oficialmente para este itinerário da esperança dando o vosso contributo positivo também através da oração a toda a caminhada diocesana”, disse o prelado.

“Vós consagrados tendes um papel especial que deriva do dom que recebestes:  um dom que confere ao vosso testemunho um carácter e um valor especiais pelo facto de estarem dedicados a Deus e ao seu reino, na pobreza, na virgindade e na obediência” disse ainda D. Armando Esteves Domingues.

Na Vigília, que precede o Dia do Consagrado, na festa da Apresentação do Senhor, esta sexta-feira, o prelado insular sublinhou, ainda, que o testemunho cristão da cada batizado deve ser “luminoso e coerente”, sobretudo diante do mundo contemporâneo marcado por “uma pluralidade radical, por uma progressiva marginalização da religião e pelo relativismo dos valores”.

A este propósito a nova responsável da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) na ilha Terceira, Ir.Maria Emília Barcelos, apresentou a “desintegração da família” como um dos grandes problemas da vida moderna, com forte impacto na formação e crescimento dos jovens.

Já o responsável da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, Ir. José Augusto, em declarações ao Sítio Igreja Açores destacou a falta de vocações como um dos grandes problemas do mundo atual e falou da necessidade de “refrescar a forma de estar e de ser dos religiosos”.

«Rezar a Esperança» é o lema da Semana do Consagrado 2024 que decorre até amanhã. Nos Açores ainda haverá uma Missa, às 19h00, na Igreja do Livramento, na ouvidoria da Lagoa.

(Com Elson Medeiros)

Scroll to Top